[okfn-br] Alô de Rennes e exemplo da Regard Citoyens

Quarta Julho 2 23:57:15 UTC 2014

Pessoal,

nessa quinta, sexta e sábado estarei participando de um evento [1] aqui em
Rennes onde discutiremos sobre o uso de dados abertos pela sociedade civil.
Fui convidado junto ao Pedro Markun pela Erika Campelo para participar do
evento, mas como eu já viria para a Open Knowledge Festival, o Markun
gentilmente concordo com minha vinda.

Em poucas horas estarei fazendo uma apresentação sobre algumas coisas
ocorrendo no Brasil relacionadas a dados abertos, hackatonas, lab hackers e
participação da sociedade civil (Transparência Hacker, Open Knowledge
Brasil, grupos de pesquisa, acadêmicos etc.) nisso tudo - o fuso horário
ainda me mantendo acordado. :)

Estava conversando aqui com meu amigo Tangui, um dos fundadores da Regard
Citoyens <http://www.regardscitoyens.org/>, e gostei muito de alguns
processos deles sobre a governança dele. Tinha também um problema parecido
com o nosso, onde tudo estava no princípio centralizado nos dois
fundadores, o Tangui e o Benjamin*, por serem os mais ativos (no nosso
caso, está tudo muito centralizado em mim e aos poucos descentralizando),
mas estão criando um processo onde vários ficam encarregados  de responder
e-mails e participar das decisões. Eles colocam tudo num pad (todos
e-mails, por exemplo, que chegam no contato dele, ficam nesse pad das
coisas que estão ocorrendo e a resposta só é enviado quando 3 dão OK - um
redige a resposta, um revisa e o outro dá o OK final).

O processo pode ser penoso e devagar no começo, mas parece bem legal.
Convidei o Tangui para um hangout sobre os processos deles, mas ele como
bom ativista do software livre só participará se for alguma outra
tecnologia livre.

Gostaria de saber se *alguém está a fim de ajudar a organizar esse encontro
online com o pessoal da Regard Citoyens para o final de julho*. O Tangui
ficou de enviar um e-mail para a lista explicando um pouco melhor.
Inclusive, eles usam muito o IRC, o que acho uma ótima ferramenta de
comunicação. Se uma apresentação com vídeo não for necessária ou possível,
podemos usar o IRC mesmo.

Quem estiver a fim de ajudar, dê um toque aqui na lista. Abraços!

* conheci ambos em 2011, mesmo ano em que propus a criação da OKBr e vim
viajar por vários países para pesquisar sobre dados abertos e a sociedade
civil organizada na Europa e um pouco no oriente médio. :)

Tom

[1] http://www.universite-si.org/spip.php?module26

http://br.okfn.org