[okfn-br] [thackdaydf] [thackday] Re: PNPS: Um pequeno avanço, sob ataque

Fabricio Muriana fmuriana em gmail.com
Quarta Julho 23 04:45:18 UTC 2014

um PL, depois da derrubada do decreto, acho que não passa. vamos de vôo
livre no argumento abaixo.

o movimento me parece simples a longo prazo. dos entes federativos, já
temos governos federal, estaduais e municipais com votação direta, câmaras
municipais, estaduais, federal e senado também com votação direta. são
todos possibilidades de veto a leis, políticas públicas, repasses
(política, enfim). uma lei que regulamente o Plano Nacional de Política
Social vai, na melhor das hipóteses, normatizar a maneira como operam os
conselhos (incluindo aí sua transparência e seus critérios de composição,
mais ou menos como já está no decreto), mas consequentemente também vai
reforçar o caráter institucional desses conselhos. com o avançar das
discussões públicas nestes âmbitos, além de ser mais um lugar de veto em
qualquer negociação (isso no caso de conselhos deliberativos, nos
consultivos é somente um constrangimento a mais pros governos), serão cada
vez mais lugares de materialização das demandas da sociedade civil
organizada. uma via por onde, suponho, não opera a maioria da nossa câmara.
enquanto não há mecanismos diretos de participação para todo cidadão (que
foram esboçadas nos Orçamentos Participativos municipais, mas que estão
longe de ser realidade no governo federal), os conselhos e a participação
como um todo servirão sobretudo de motriz para políticas do executivo e
cada vez mais demonstrarão o descolamento da maior parte do nosso
legislativo, no que tange aos anseios da maioria da população (direitos
universais) e das minorias não representáveis (políticas assimétricas).
nesse jogo de forças, pensando só em legislativoXexecutivo e não no ganho
geral do aumento da participação, só o executivo ganharia (e ainda dá pra
argumentar que só os executivos com vocação para o diálogo com a sociedade)
por isso acho que, se o decreto cair, não passa como PL tão cedo. nas
linhas acima também está justificada a razão de um decreto pra isso.
diferente do que já foi apontado em emails anteriores, não acho ruim que
tenha sido por decreto. só o timing que achei infelizmente muito ruim. se
tivesse saído em qualquer mês do segundo semestre do ano passado, ninguém
teria coragem de derrubar.