[okfn-br] Apresentação pessoal

André de Castro Cotti Moreira andre.castromoreira em gmail.com
Quinta Junho 5 13:57:32 UTC 2014

Caras(os),

Há poucas semanas me inscrevi na lista de discussão do OKBr e nesse período
tenho acompanhado com interesse as trocas de mensagens. Confesso que não
consegui me situar muito nas discussões e, para explicar essa impressão, me
apresento. Sou biólogo, professor do ensino superior (CV disponível na
plataforma Lattes do CNPq), na maior parte envolvido em reflexões sobre
sustentabilidade e meio ambiente. Comecei a interessar-me pela discussão
sobre conhecimento ao ministrar uma disciplina que, para dizer o máximo,
muito pouco apelo exerce a professores e alunos: metodologia científica.
Esse assunto me apaixonou (Não se preocupem. Não sou louco. Apaixonei-me
apesar das normas ABNT...) e em função dessa paixão migrei da área
“ambiental” para a educação. Nos últimos anos estou envolvido em cursos de
formação de professores, olhando o universo da educação através da visão
sistêmica. Como um dos produtos desse itinerário, em breve finalizarei um
livro em que abordo, sistemicamente, o processo de construção e
disseminação do conhecimento, desaguando no entendimento da liberdade como
pré-requisito à existência do próprio conhecimento e, consequentemente, ao
imperativo de desconstruímos as barreiras que limitam o acesso a esse
“recurso”, notadamente a doutrina dos direitos de propriedade intelectual.
No processo de ler e escrever, tive contato com iniciativas que considero
extremamente relevantes, dentre elas o movimento software livre.
Finalmente, cheguei ao OKBr e a essa mensagem. Apesar de reconhecer a
importância e admirar iniciativas de desenvolvimento e uso de ferramentas
tecnológicas para a liberdade do conhecimento, meu entendimento sobre esse
universo é, na melhor das hipóteses, nulo. Tendo essa limitação em mente,
escrevo para indagar se eu poderia contribuir com o trabalho que
desenvolvem, que admiro e pelo que muito lhes agradeço.

Desculpem-me pela longa mensagem.

Abraços,

André de Castro Cotti Moreira