[okfn-br] resposta - Ives Gandras Martins sobre o decreto de participação

andre luiz andre61 em gmail.com
Segunda Junho 23 00:29:27 UTC 2014

Prezado Tom e colegas OKFN,

em resposta a sua indagação,
tentando colaborar...

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Date: Sun, 22 Jun 2014 10:43:36 -0300
From: Everton Zanella Alvarenga <everton.alvarenga em okfn.org>
To: Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data
        <okfn-br em lists.okfn.org>
Subject: [okfn-br] Ives Gandras Martins sobre o decreto de participação
Pessoal,
o que acham da opinião do advogado Ives Gandra Martins
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Ives_Gandra_Martins> sobre esse polêmico
decreto?
https://www.youtube.com/watch?v=W5k0U0DU-Cw
Alguém aqui concorda com a analogia dele? Estamos, de fato, reduzindo a
força do Congresso Nacional?
(Pergunta de fundo que fica na minha cabeça: seria esse decreto uma reação
aos manifestos de 2013 para quem está no poder se proteger?)
Tom
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

com todo respeito a pessoa do Dr Ives,
mas discordando totalmente no campo do conceito do decreto,
nada do que ele disse é real, como sempre defendendo a elite autoritária...

Como sempre eles acham que somente a elite sabe pensar e tomar decisões
sábias.

O que o Ives disse não é o que está escrito no decreto.

o Congresso e o judiciário não serão afetados pelo decreto,
eles continuam deliberando...
mesmo pessimamente, mas eles continuam com todo o poder das decisões,

o decreto é para o executivo federal e os estados e municípios que aderirem.
e isso já acontece em grande parte do Brasil, porcamente acontece, mas
acontece...
conselhos de saúde, do idoso, da criança, da educação...

agora, o que me insulta é ouvir do Dr Ives dizer que o
povo não tem tempo de participar das coisas que acontecem nos governos,
pois o povo só tem tempo para trabalhar... rs
e que poucos iriam participar...
então que se criem mecanismos e instrumentos para o cidadão sem tempo
participar...

essa é a cultura que eles sempre mantiveram...
o povo trabalhando e pagando os impostos e
os outros (legislativo, judiciário e executivo) gastando como  bem
entendem...

por isto apoiamos a participação social como método de governo...
http://consocial.com.br/20140605ManifestaApoioD8243-2014.asp

eu errei no início desta mensagem,
eu escrevi que nada do que o Ives disse é real,
eu concordo com algo que ele disse sim,
a primeira fala dele diz que o povo tem o poder... concordo...
só que depois ele só fala em poder para o congresso,
para o judiciário e o legislativo e
nada de poder para ao povo...rs

Tom, não estamos reduzindo a força do congresso nacional,
alguma influência de junho de 2013 existe, é pequena, mas existe...
veja reunião com a sociedade civil em 18 julho 2013:
http://consocial.com.br/20130718pSocial.asp

o decreto é passado, daqui para frente vamos começar a elaborar o projeto
de lei !!!
que foi fruto da provocação do decreto, agora o congresso pede um projeto
de lei...

entendem a inversão de interlocutores e necessidades...rs

abs
andré