[okfn-br] [thackday] Gestão aberta na Câmara dos Deputados: vamos tentar um novo modelo?

Cristiano Faria ferri.cristiano em gmail.com
Terça Junho 17 13:17:18 UTC 2014

Seguinte, Tom. Tivemos o nosso primeiro projeto de dados abertos aqui da
Câmara que foi lançado em fins de 2012 e que resultou nos dados disponíveis
no http://www2.camara.leg.br/transparencia/dados-abertos.

Depois do hackathon do ano passado, ficou claro que faltam ainda muitos
dados para serem disponibilizados (comissões, por ex), problemas de
inconsistência e etc. Então, conseguimos convencer o pessoal aqui da Câmara
que precisamos de um novo projeto de dados abertos para trabalhar a
liberação de outros dados e coisas estruturantes também (criar um ckan,
definir uma governança e um plano de dados abertos e etc).

Acontece que quando começamos a preparar este projeto (de dados abertos) e
futucar aqui nas bases para saber o que pode ser disponibilizado, ocorreram
algumas reações de uma turma aqui que não é muito chegada em transparência
e aí o projeto foi perdendo força. Qual o antídoto para isso? Eu acredito
que esse é um bom exemplo de projeto que deve ser conduzido de maneira
aberta, transparente e participativa, incluindo a sociedade interessada no
processo ( no que for possível, é claro), tendo como exemplo o que o
pessoal da Inda fez. Queria ter feito isso desde o comecinho, mas não
consegui. E para a gente convencer o pessoal aqui para iniciarmos esse
processo de gestão aberta, foi difícil.

Então, o objetivo dessa reunião da semana que vem é para começarmos a
discutir tudo isso, forma e conteúdo.

abs

Cristiano