[okfn-br] Vamos criar um site de discussão para aumentar participação social?!

Yasodara Cordova yasodara.cordova em gmail.com
Terça Junho 17 20:23:51 UTC 2014

Meus 2 cents, já que trabalhei também na formulação do participatório, e
rapidinho, porque já vou voltar pro jogo:

Essas iniciativas de participação direta na formulação do que quer que seja
são bem anteriores, e vem de um movimento que remonta à cultura digital,
2004, época que galere comecou a pensar em abrir comentários no site do
MinC (nem se falava em consulta publica estruturada ainda)

Seguem 2 bons links pra referência:
http://blogs.cultura.gov.br/culturadigital/2004/01/
https://www.aaai.org/ocs/index.php/ICWSM/ICWSM11/paper/viewFile/3835/4395

Acho que aí a coisa ganhou corpo porque o MC foi o primeiro documento que
passou por uma consulta estruturada e cuidadosa, buscando interagir com
ferramentas populares em uma rede teoricamente diversa, fora dos domínios
do MJ, a culturadigital.br

O sucesso do MC abriu frentes novas, passaram por consulta pública mais uma
penca de projetos importantes, gerou o
http://participacao.mj.gov.br/pensandoodireito/, no qual participei também,
mas Valéssio Brito deu a última mão e botou uma rede social pra rodar em
cima dos temas, tendo como consequencia as consultas publicas sobre
assuntos relacionados a alguns temas tratados lá no MJ (olha quantas
http://participacao.mj.gov.br/pensandoodireito/debates/)

isso ai paralelo ao trampo do Ferri na câmara

IMHO, cada instância de concentração de representação poder deveria ter
suas ferramentas de participação social, todas em software livre, com dados
abertos, (preferência linkados, tal) públicos, amplos e irrestritos - como
manda o decreto - quanto mais melhor, inclusive, até nesses pequenos
conselhos (que não sejam enquetes, pelamor)

é um problema atualmente termos só essas aí, me parece pouco e pouco
abertas pro que queremos (até pelo decreto)

Acho que um dia chegamos lá, estamos no começo das coisas e tem muita coisa
pra estudar, estabelecer e regulamentar (como por exemplo como realizar uma
consulta, como estruturar, como sistematizar resultados, como
disponibilizar, como tornar esses resultados um acervo confiável,
sustentável e permanente, pra que seja considerado parte da hostória e
tals...)

Só lembrando que a falta desse tipo de reflexão sobre o pós - participação
é importante - talvez mais ainda do que ficar pensando em quantas
plataformas precisamos - justamente porque no digital tudo é muito
manipulável, as coisas podem perder importância se ficam perdidas pela web,
sem URLs permanentes e referenciadas. Como é o caso da consulta publica da
LDA http://www2.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/consulta/

Yaso

∞ yaso.com.br <http://yaso.com.br>
∞ <http://yaso.eu>yaso.eu