[okfn-br] Vídeo para o VaiMudar.org: opiniões

Domingo Junho 22 13:26:09 UTC 2014

Haydée, rápidos comentários. Primeiro, não quero uma licença copyleft,
apenas atribuição para a obra final, que é um remix de vários vídeos, mais
o som originalmente criado para nós. Copyleft seria se eu quisesse que a
licença fosse viral (um CC-by-SA, o SA de Share Alike = Compartilha Igual).

Uma solução que pensei é usar uma licença CC-by-NC-ND (atribuição, não
permitir uso comercial e não permitir trabalhos derivados). Apesar de ser
muito ruim admitir que estamos produzindo uma obra fechada, a obra
intelectual final com vários trechos de vídeos totalmente fechados, seria
ainda menos pior do que deixar a obra com todos direitos reservados. Com
todos direitos reservados, caso alguém queira reproduzir, terá que pedir
autorização (OK, é um vídeo de 1 minuto, se alguém quiser reproduzir, vai
fazer, basta vermos como ocorre no youtube e a série de violações de
direitos autorais por lá). Com uma licença CC-by-NC-ND não nos
preocuparíamos com a cultura da permissão
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_da_permiss%C3%A3o>.

Alguém concorda que a solução técnica em termos de licença é essa? (Damn,
engatando numa discussão chata quando temos um vídeo legal feito pelo
Eduardo :P)