[okfn-br] Falta de infraestrutura para inovar torna Brasil o país da inovação zero

Andres MRM andres em inventati.org
Sexta Novembro 21 17:02:45 UTC 2014

Quando vi o assunto do e-mail já imaginei que fosse uma notícia vinda do
famoso "PIG", e acertei. Não gosto nem de abrir links deles para não dar
"views", mas para comentar aqui tive que ler.

Não morro de amores pelo PT, mas essa notícia me parece mais uma da linha
"Olha como o país está indo para o buraco por culpa dos petralhas!", linha
BASTANTE em voga pelo "PIG" nos últimos meses.

Para não ficar no "argumentum ad hominem", não achei na matéria a fonte da
dita "pesquisa" que eles citam, na qual se baseiam para afirmar:
"Agora atenção para o número brasileiro: de tudo o que criamos aqui, 0% é
completamente novo. Somos o país da inovação zero."
Essa afirmação me parece descabida impossível de ser provada, pelo menos
nesses termos genéricos.

Inovação para mim é uma dessas palavras que, dita sozinha, pode querer dizer
qualquer coisa, assim como desenvolvimento. Desenvolvimento para quem?
Inovação com qual fim? Um câncer também se desenvolve, a bomba atômica também
foi inovadora.

Sobre a parceria entre empresas e academia, eu sou um dos que acha isso um
"sacrilégio", pelo menos da forma como isso costuma ser feito: a população
paga rios de dinheiro para manter a universidade funcionando, uma Microsoft da
vida gasta algumas centenas de milhares, cria um laboratório com software
deles e "sequestra" um grupo de pesquisadores para trabalhar para eles lá
dentro. Você acaba usando dinheiro público para financiar empresas que não tem
nada de público. E isso não ocorre só com software não. Sei, via minhas amigas
da nutrição, que professores dão espaço para Nestle, Danone e afins irem nas
aulas "orientarem" sobre quais produtos elas deveriam recomendar para
crianças. Isso não faz sentido nem do ponto de vista científico, nem social.
Quem se beneficia então?

Sou totalmente contrário a universidades "torres de marfim", e tenho muitas
críticas à ciência como um fim, logo acho sim que elas devam se abrir, mas não
para empresas (pelo menos não apenas), mas sim para toda a sociedade. Para que
desenvolvam justamente aquilo que as empresas não podem, e não podem porque
não dá lucro. Remédios para doenças de "pobre", software que beneficie a
comunidade mas que não comporte um "modelo de negócios", e uma infinidade de
outros casos que o nosso modelo econômico falha miseravelmente em resolver.

As universidades públicas são uns dos poucos lugares que ainda resistem à
perversa lógica do mercado, de subordinar tudo ao lucro, o que permite a elas
fazer o que talvez ninguém mais possa. A aproximação com empresas, pelo menos
nos moldes atuais, me parece minar justamente essa característica tão valiosa.

Abraços!