[okfn-br] A caixa d’água como mini-usina hidrelétrica

Terça Setembro 16 04:08:41 UTC 2014

Valeu, Edgar.

Você me fez pensar num problema de Fermi divertido.

1) estime a quantidade de luzes de 100 W de pontência que poderiam ficar
acesas por um ano se todas casas de São Paulo tivessem um painel de geração
de energia solar em seus telhados. (Considere uma área de pelo menos 50%
para coberturas de prédios, pois nesse mundo ideal a outra metadade teria
plantas.)

2) estime a mesma quantidade de luzes de mesma potência no mesmo período se
fosse empregado esse método com as caixas d'água da cidade. (Desconsidere a
seca da cidade.)

Compare 1 e 2. Alunos de primeiro ano de física pirariam.