[okfn-br] GitLab vs GitHub ... dilema das opcoes ideologicas

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Quinta Abril 9 15:42:16 UTC 2015

OKBr's,

O Ranieri lançou uma discussão importante, e já tem apoio da Yasa, do
Andres, e provavelmente o seu e de vários outros (!). Vejam em

http://open-knowledge-foundation-brasil-rede-pelo-conhecimento-livre.50579.x6.nabble.com/Re-okfn-br-Digest-okfn-br-volume-45-assunto-28-td3972.html

Estou apenas tentando "descruzar as linhas" pois o  tema foi meio que um
fork
do subj "grande ajuda nos projetos OKBr: vote na issue!" (focado na questão
de centralizar a comunicação dos projetos).

- - - - -

Acho que o parágrafo que melhor resume a posição foi esse, também do
Ranieri,

>  Desde 2008 [1] temos uma solução 100% livre ao GitHub,
>  sendo que ela surgiu primeiro que o GitHub [2].
>  Então não estamos usando algo 100% livre porque queremos.
>  Se pessoas/organizações continuam aderindo ao GitHub
>  é apenas pelo efeito de rede.

Ou seja, antes de pensar no "custo" de transferir ou manter espelho, etc.
do Github para outro lugar, há que se debater o dilema, sobre o que a OKBr
prefere,

(A) aproveitar do "efeito de rede" já alcançado com o uso do Github.

ou

(B) usar uma solução mais livre e ideologicamente compatível com a OKBr.

"A ou B" é um "dilema" pois não dá para ter ambos por hora,
"mais livre e mais efeito de rede".

*Que acham, vamos debater aqui (nesse subject) mais isoladamente? *

Na verdade, acho que podemos até simplificar e reduzir a discussão...
ela talvez se resuma a,

"Alguém mais além do Peter defenderia o 'ficar mais um ano no Github' ??"

se houver esse alguém, por favor se manifeste e apresente os seus
argumentos   :-)

Nota: reforço que é importante ter um subject aqui só pro tema... Se
concluirmos que é relevante, caberia inclusive "votar" ou colocar como tema
de pauta em reunião do Conselho da OKBr.