[okfn-br] mirem-se no exemplo do Dan

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Terça Abril 28 12:41:17 UTC 2015

Oda,

Concordo, se colocarmos a coisa desse modo, nos extremos, nem há o que se
discutir...
Quanto ao extremo "proibido ou amarrado na cadeira", se for entendido como
"sem um mínimo de receptividade" é algo a ser lembrado, as pessoas não vão
gastar tempo e energia, é como na Wikipedia, há que ser receptivo e não
afugentar quem ajuda, mesmo quem ajudar nas *issues*.

Retomando os tons de cinza: não se trata de "Exigir que as pessoas usem
github", acho que me dei ao trabalho de dar exemplos e explicações para
deixar claro que não é isso, a discussão que sugeri (antes e agora) não
passa por ai.

- - - -
OKBr's,

... Ok, todos conhecemos o Oda, e sabemos interpretar como super-positiva
(!) a sua colocação "arredondando tudo pro binário"... Mas aposto que o
Danilo, ainda novato, assustaria :-)

O que percebo da lista do SchemaOrg (projeto que usa a citada
public-vocabs em w3c) é que quem está mesmo querendo discutir o projeto, e a
maioria é não-expert nem nada, não vê barreiras em se dirigir ao Github. Se
seguir o perfil de alguns vai reparar que não são programadores, são mesmo
gente querendo apenas discutir.
Há também uma outra dinâmica, um pouco mais rara, que achei legal e quero
fazer por aqui: depois que a discussão na lista esfria um pouco (mas não
demais) alguém da discussão ou do projeto, consolida o tema numa* issue*,
ou seja, cria um *ticket* só para deixar registrado, eventualmente com um
link para o threaded da discussão (outro recurso que usamos pouco!).

Aqui mesmo la lista OKBr outro dia mandei um email perguntando sobre
voluntários para melhorar meu ingles num projetinho, e apareceu a Naty, que
nunca tinha logado no Github: para minha surpresa no mesmo dia ela logou e
fez correções no README, sem traumas (!)... Quem quer colaborar na
Wikipedia faz login na Wikipedia, quem quer colaborar com um pouco mais de
profundidade nas discussões específicas de um projeto OKBr, se loga no
Github.

Peter