[okfn-br] dados abertos burilados, num PDF!?...

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Quinta Abril 30 11:15:38 UTC 2015

Andrés,

Em 29 de abril de 2015 22:37, Andres MRM <andres em inventati.org> escreveu:

> +1 para Pandoc. =)
>
> Usava Latex direto até que me cansei da verbosidade dele.
> Passei a usar Markdown->Latex->PDF via MultiMarkdown.
> E agora estou trocando MultiMarkdown por Pandoc.
>
> Mas meus usos são ou "besteirinhas" ou artigos científicos, que o Latex
> resolve muito bem.
>
> Para infográficos ou coisas do tipo uso InkScape.
>
> Mas no fim, se o Pandoc gerar o HTML, e você fizer o CSS por fora, isso
> implementa o padrão que você queria, Peter?

Então, acho que há certa confusão interpretativa, talvez falta de "botar a
mão na massa" de um "problema de mercado" real, ou seja, um HTML que simule
conteúdo de revista e requisitos reais de revista (aqueles que algum
cliente real pagaria para ter).

Penso em preparar, talvez no final de semana, um "DESAFIO CSS" aqui na
lista (com abertura de Github junto)... Seria para os mais experts em
HTML+CSS mostrarem o que conseguem com cada um, Pandoc, LaTeX ou PrinceXML,
partindo de conteúdo HTML padrão.

Até onde sei o Pandoc, que apenas roda engines de impressão de terceiros, e
não garante o mapeamento de TODAS as propriedades CSS-page como por exemplo
o Prince,
   http://www.princexml.com/doc/properties/
onde você pode encontrar (e usar com segurança!) propriedades como
"page-break-after", assim como usar TODOS os seletores CSS, em toda a sua
expressividade.

> define
> clientes

> LaTex,
> tem.
>
> "Alô? Deus Mercado? Qual sua ordem do dia?"
>
> Cuidado com pautar decisões por essa entidade "mística" que chamam de
> mercado.
> Nem sempre a decisão adotada pela maioria das empresas em um certo momento
> é a
> mais adequada, tanto que vira e mexe o Deus Mercado dá umas sacudidas.
> Você mesmo está querendo implantar um padrão novo. =)

Tá bom, não foi tanto com essa conotação, senão as mensagens viram teses :-)
"O mercado brasileiro" é a coisa que sustenta as pessoas no Brasil, o povão
aqui, paga almoço e janta:
  ninguém vive de Pandoc (!), mas muita gente vive de InDesign.
  (e se alguém vivesse, o conceito de mercado permitiria quantificar a
representatividade desse alguém)

Discordo que seja "apenas" um problema cultural e ignorância técnica do
povão: o que daria para demonstrar com essa ideia do "DESAFIO CSS" é
justamente isso, há uma grave barreira técnica, as ferramentas públicas,
free, não cumprem com todos os requisitos, não permitem pagar sequer o café
da manhã de quem precisar ganhar a vida diagramando conteúdo e gerando PDF.

... Certo, não precisei "escrever uma tese" para me explicar melhor.  :-)

   Peter