[okfn-br] dados abertos burilados, num PDF!?...

Andres MRM andres em inventati.org
Quinta Abril 30 12:35:51 UTC 2015

Quoting Peter Krauss (2015-04-30 08:15:38)
> Então, acho que há certa confusão interpretativa, talvez falta de "botar a mão
> na massa" de um "problema de mercado" real, ou seja, um HTML que simule
> conteúdo de revista e requisitos reais de revista (aqueles que algum cliente
> real pagaria para ter).
>
> Penso em preparar, talvez no final de semana, um "DESAFIO CSS" aqui na lista
> (com abertura de Github junto)... Seria para os mais experts em HTML+CSS
> mostrarem o que conseguem com cada um, Pandoc, LaTeX ou PrinceXML, partindo de
> conteúdo HTML padrão.

Bom, eu estou longe de ser um expert desses...

> Até onde sei o Pandoc, que apenas roda engines de impressão de terceiros, e não
> garante o mapeamento de TODAS as propriedades CSS-page como por exemplo o
> Prince,
>    http://www.princexml.com/doc/properties/
> onde você pode encontrar (e usar com segurança!) propriedades como
> "page-break-after", assim como usar TODOS os seletores CSS, em toda a sua
> expressividade.

Você está dizendo que o Prince cuida de gerar e imprimir o documento HTML+CSS,
enquanto Pandoc apenas o geraria e teria que achar outro programa para
imprimir, que possivelmente não sairia perfeito? Entendi.

> [...]
>   (e se alguém vivesse, o conceito de mercado permitiria quantificar a
> representatividade desse alguém)
>
> Discordo que seja "apenas" um problema cultural e ignorância técnica do povão:
> o que daria para demonstrar com essa ideia do "DESAFIO CSS" é justamente isso,
> há uma grave barreira técnica, as ferramentas públicas, free, não cumprem com
> todos os requisitos, não permitem pagar sequer o café da manhã de quem precisar
> ganhar a vida diagramando conteúdo e gerando PDF.
>
> ... Certo, não precisei "escrever uma tese" para me explicar melhor.  :-)

Tá, deixa eu pensar...

Pandoc resulta em uma diagramação mais simples (se não usar Latex), mas é
automático. InDesign dá uma diagramação mais chique, mas não é automático.
São ferramentas para usos distintos.

Não dá para afirmar que ninguém ganha a vida com Pandoc (ou algo equivalente)
por aí, só precisaria usá-lo em situações em que uma diagramação simples
resolve. E seria uma solução bem barata. Aposto que teria "mercado" para isso
sim, principalmente para quem não pode pagar uma diagramação sofisticada.

Sem contar que Pandoc consegue gerar diagramações profissionais via Latex.
Mas você não curte Latex. E de certa forma te dou razão, ele me irrita as
vezes também... (Apesar de que, não sei se CSS é melhor não viu...)

Tendo tudo isso em vista você está defendendo PrinceXML, pois ele serviria
tanto para geração automática (que o InDesign não faz) como para trabalhos não
automáticos, que o Pandoc só faz via Latex, que é meio cri-cri. É isso?

O único problema que eu vejo aí é que o Latex é aberto, o PrinceXML, apesar de
usar padrões abertos, é fechado, certo?

Pessoalmente eu sou muito chato sobre o uso de tecnologias proprietárias,
então se eu tiver que fazer uma diagramação hoje, vou usar Latex. Se for um
poster, apelo para InkScape.

Agora, se você conseguir roubar espaço do InDesign através do Prince, vai em
frente. ;)