[okfn-br] dados abertos burilados, num PDF!?...

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Quinta Abril 30 13:18:22 UTC 2015

Em 30 de abril de 2015 09:35, Andres MRM <andres em inventati.org> escreveu:

> Você está dizendo que o Prince cuida de gerar e imprimir o documento
> HTML+CSS,
> enquanto Pandoc apenas o geraria e teria que achar outro programa para
> imprimir, que possivelmente não sairia perfeito? Entendi.

Exato (!), em termos de   *caixa peta* onde  entra HTML+CSS  e  sai PDF.
Desculpe não ter explicitado antes ;-)

> [...]
> sim, principalmente para quem não pode pagar uma diagramação sofisticada.
>
> Sem contar que Pandoc consegue gerar diagramações profissionais via Latex.
> Mas você não curte Latex. E de certa forma te dou razão, ele me irrita as
> vezes também... (Apesar de que, não sei se CSS é melhor não viu...)
>
> Tendo tudo isso em vista você está defendendo PrinceXML, pois ele serviria
> tanto para geração automática (que o InDesign não faz) como para trabalhos
> não
> automáticos, que o Pandoc só faz via Latex, que é meio cri-cri. É isso?

Exato, alguém precisa criar um sistema de XML-Pubshing no Brasil antes que
sejamos definitivamente sugados pelas multinacionais do ramo,
    http://goo.gl/yElOQR    (iniciativa da CAPES contra as editoras
nacionais)
    http://goo.gl/g1cniq      (manifestação formal contestando a CAPES, mas
sem sugestão de profissionalizar o ramo)

é simples e barato quando usamos (X)HTML+CSS!
(seria interessante a OKBr fazer um levantamento de Dados Abertos para
demonstrar quanto em média a CAPES e FAPESP pagam por PDF de revista
científica, os dados são públicos e as revistas transparentes)

Falta pouco para vencermos as barreiras técnicas e culturais, a última
delas será o "engine open" de CSS3-page, mas por hora o Prince contorna.

> O único problema que eu vejo aí é que o Latex é aberto, o PrinceXML,
> apesar de
> usar padrões abertos, é fechado, certo?
>
> Pessoalmente eu sou muito chato sobre o uso de tecnologias proprietárias,
> então se eu tiver que fazer uma diagramação hoje, vou usar Latex. Se for um
> poster, apelo para InkScape.

Ok, e esse é um dos valores da OKBr, não é só você.

> Agora, se você conseguir roubar espaço do InDesign através do Prince, vai
> em
> frente. ;)

Você captou até as entrelinhas que eu mesmo não tinha captado (!)   ;-)

... E eu captei que aqui na OKBr não podem haver "segredos"...
Então vou adiantando um trunfo que podemos ter na manga para
microempreendedores
individuais (MEIs) do tipo "editores(as)"
<http://www.xmlfusion.org/wiki-do-mei/Atividades_por_setor#Edi.C3.A7.C3.A3o_de_livros.2C_jornais.2C_revistas_e_outras_atividades_de_edi.C3.A7.C3.A3o>,
assim como editoras maiores, desenvolverem competitividade e de quebra
produzirem Diários Oficiais muito mais baratos: o Håkon Wium Lie, dono do
Prince, "inventor do CSS", é fã da OKFN... e ele cede gratuitamente o uso
do Prince para o MEI que for produzir Diário Oficial.

T+.