[okfn-br] Incentivos fiscais para doações para a Open Knowledge Brasil

Segunda Agosto 10 01:03:42 UTC 2015

Caros,

sei que existem alguns incentivos fiscais para doações para Organizações da
Sociedade Civil (OSCs) sem fins lucrativos, como explicado nessa página da
ABONG <http://www.abong.org.br/ongs.php?id=859> ou nessa matéria da Exame
<http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/como-doar-seu-imposto-de-renda-em-vez-de-paga-lo-ao-governo>
(veja aqui também
<http://www.pitchcom.com.br/releases/ainda-da-tempo-doacao-de-ultima-hora-a-ong-permite-abater-ate-3-do-ir-deste-ano/>),
mas ainda preciso entender melhor como viabilizá-los para criar uma
estratégia para nossa organização captar mais recursos.

Minha ideia é começarmos a organizar desde já uma campanha para doações
para a Open Knowledge Brasil para o começo do ano que vem, explicando sobre
alguns projetos nossos que auxiliam o aumento da transparência e combate a
corrupção. Por exemplo, numa das matérias que passei, fala-se de um Fundo
Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) que recolhe esse abatimento
no imposto de renda. Já podemos usar projeto nosso para ver rapidamente
quando esse fundo possui e queremos saber o caminho desse dinheiro público.
:)

Também precisamos começar a falar com empresários. Se bem me lembro, na
última assembleia a Heloisa e o Oda bateram nessa tecla do mercado interno
para doações. Sugestões de quais perfis devemos contatar? Será que empresas
também não teriam interesse no nosso trabalho, por exemplo, algumas de
tecnologia (vão entender melhor algumas coisas que fazemos ;). Se alguém
tiver bons nomes e preferir passar em privado, mande para mim.

Nessa quinta, como anunciei aqui na lista, vou num evento do Instituo
Probono, quem nos deu apoio jurídico em alguns momentos (por exemplo, com
nosso estatuto, elaborado para nos tornarmos uma OSCIP, que ainda tenho que
ver se é o momento), sobre captação de recursos. Tento fazer um relato
sobre o que vou aprender lá.

Não quero dizer com esse tópico que vamos viver apenas de doações, mas essa
poderá ser uma das fontes. E vamos ter que colocar na nossa governança
critérios de quem recebemos dinheiro.

Recentemente também comecei uma conversa com uma captadora de recursos no
terceiro setor e ainda vou encontrá-la. Ela ficou impressionada com nossos
resultados em tão pouco tempo e com tão pouco infra-estrutura e vai nos
ajudar. Por fim, comecei esse tópico mais para obter ideias e sugestões,
todas bem-vindas.

Everton
Open Knowledge Brasil