[okfn-br] Retirada da fazer-cracia e proposta sobre a meritocracia

Jorge Machado machado em usp.br
Terça Agosto 11 13:44:04 UTC 2015

Caro Tom (e companheir em s da OKF),

A meritocracia tem como característica uma estrutura vertical de gestão,
mecanismo de decisão top-down, a existência de hierarquias, aversão à
promoção da igualdade como critério, ausência de validação das decisões
pelas camadas de "menos mérito", o que a torna quase imune a mudanças
que venham "de baixo". Sua legitimidade não se dá através de
accountabilitty (prestação de contas), transparência, ou mecanismos de
participação que promovam interesses mais amplos, se não que apenas pelo
suposto "mérito" dos que detêm o poder. Como a universidade tem a
meritocracia como base de estrutura de poder e do processo de tomada de
decisão, em parte, os problemas que você se refere na mensagem estão
associados à meritocracia.

Outra parte dos problemas que você lista em sua mensagem se referem a
questão da estabilidade do funcionalismo público. Em poucas palavras: há
o modelo liberal, norte americano, com enorme disparidade de salários e
contratos de curta duração; e há outro modelo, social-democrata/europeu,
onde a diferença salarial é bem menor e o docente possui vínculo estável
com o serviço público. De fato, se o modelo das universidades
norte-americanas for a opção, então há que aceitar a precarização do
trabalho, a punição às mulheres que sacrificam a carreira para serem
mães (ou os pais que cuidam dos filhos, que em alguns países da Europa,
podem tirar licença-paternidade de até 2 anos). E esqueça qualquer
política de cotas, pois isso vai contra o princípio do mérito - como se
a história colonial não trouxesse consequencia às gerações seguintes! Na
meritocracia, quem está em situação desprivilegiada, o está por sua
própria culpa.

Na USP, a meritocracia criou uma série de gratificações e privilégios
para algumas castas encasteladas no poder (por "mérito") com
supersalários. Na Unicamp
<http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2015/07/1655882-cupula-da-unicamp-recebe-dois-salarios-e-ultrapassa-teto-de-sp.shtml>,
criaram até um segundo registro funcional para que os meritosos
dirigentes pudessem ter dois salários e escapassem do teto
constitucional. Na USP, como solução aos problemas financeiros que os
meritosos dirigentes causaram, os próprios decidiram desativar as
creches, desmontar o Hospital Universitário e trocar funcionários por
terceirizados mal pagos por empresas suspeitas (como a Pluri Serviços e
O.O. Lima, flagradas em diversas esquemas fraudes em licitações) com
custosos contratos.

Se pesquisar mais profundamente sobre o tema, verá que a meritocracia é
usada desde o século XVIII para defender privilégios e combater
políticas igualitárias. Esse discurso é perigoso. Assim, não me sinto
representado por uma organização que defende a "meritocracia" (desculpe
Tom, me corrija se você representa a si mesmo ou à OKF no evento
organizado pelos alunos de Sistemas de informação da USP em que falará
sobre suas ideias de meritocracia).

Na verdade, não entendi o que levou a entrada do tema no debate (seria
temor às assembleias gerais?), nem quais seriam as consequências
objetivas dessa "filosofia" de governança. O que percebi foi uma mudança
na forma de comunicação por parte da direção executiva, que - ao invés
de uma postura discreta - passa a se manifestar sobre muitos assuntos em
primeira pessoa.

A meritocracia enquanto um princípio de governança é nociva à OKBR e
inevitavelmente aprofundará á desunião, pois muitos participantes
defendem sistemas mais horizontais e colaborativos de gestão e de tomada
de decisão - o que faz sentido com a militância dos movimentos "open".
Talvez o foco foi desviado do verdadeiro problema do _método_ associado
à falta de experiência em gerir uma organização com tais características.

Gostaria de dizer que respeito qualquer opinião contrária a minha. Vejo
essa questão como eminentemente política e ideológica, sem levar para o
lado pessoal.

Abraços,

Jorge