[okfn-br] Retirada da fazer-cracia e proposta sobre a meritocracia

Terça Agosto 11 17:40:55 UTC 2015

Caro Jorge,

não consigo responder todos pontos por você levantado tão logo, mas
gostaria de adiantar que, na minha opinão, está havendo uma confisão de
conceitos. A própria definição de meritocracia não é tida como consenso,
então acredito ser um exercício válido nós tentarmos definir o que estamos
querendo dizer.

Sem antes mesmo definirmos o termo, já dá para ver um viés sabe-se lá
baseado em que. Levo a crer que é definido a consufões feitas com o termo e
condições em que ele deve ser aplicado. Até mesmo essa questão da
horitontalidade é perigosa da forma como está sendo posta. Vejam o artigo
simples a falácia da horizontalidade
<https://medium.com/@tuliomalaspina/a-fal%C3%A1cia-da-horizontalidade-58e8fe8f4573>.
Temos também o célebre artigo da ativista feminista Joe Freeman, a tirania
de organizações sem estrutura
<https://pt.wikipedia.org/wiki/A_tirania_de_organiza%C3%A7%C3%B5es_sem_estrutura>,
que eu recomendo fortemente para todos interessados no tema (num caso
recente aqui mesmo, vimos a descompostura intelectual diante do tema, como
foi bem apontado por uma outra conselheira consultiva e acredito que possa
ter servido de exemplo).

Por fim, para tentar persuadir de minha boa-fé para chegarmos a um
consenso, vou sugerir no dia da minha palestra traduzirmos o termos
meriticracy <https://en.wikipedia.org/wiki/Meritocracy> da Wikipédia
anglófona para a lusófona. Incluindo, inclusive, essas referências para
entedermos o assunto de modo mais profundo, como sugerido. Recomendo
fortemente a leitura e reflexão diante das várias condições iniciais e de
contorno.

Everton