[okfn-br] Retirada da fazer-cracia e proposta sobre a meritocracia

Edgar Zanella Alvarenga e em vaz.io
Quinta Agosto 13 12:51:44 UTC 2015

On 13/08/2015 13:31, Andres MRM wrote:

> [...]
> ter igualdade de oportunidade para a meritocracia valer? (porque foi
> isso que
> eu entendi olhando BEM por cima) A ideia que eu estava comentando,
> representada pelo trecho que peguei da página da wiki, é que não existe
> igualdade de oportunidade. Pequenas diferenças na vida de uma pessoa
> (no
> trecho fala de ser o primeiro ou segundo filho) farão com que ela tenha
> motivações, aptidões, visões de mundo distintas, não fazendo mais
> sentido você
> usar a mesma métrica para pessoas distintas.

Andres, o texto que eu passei não "defende" (necessariamente) nada. É um
texto filosófico sobre o conceito que está por trás em diferentes
cenários da idéia de meritocracia e igualdade de oportunidade. E expõe
diversos problemas e críticas, incluindo a falta de definição de
métricas e outros problemas com o conceito e possíveis soluções. Mas
reitero que isso varia de situação pra situação. Se estivermos falando
num contexto econômico os problemas e motivações são distintos do que se
estivermos pensando em aplicar num modelo organizacional. E repito:
meritocracia não implica verticalidade (como não implica a ausência
dela)!

Veja a relação próxima entre igualdade de oportunidade com meritocracia
nesta seção:

http://plato.stanford.edu/entries/equal-opportunity/#EquOppMer

Mas ainda não ficou claro o que se tem em mente ao se propor
meritocracia numa organização como a Open Knowledge. Pode-se estar
pensando, por exemplo, na escolha de pessoas em cargos bem definidos
(conselho fiscal, coordenadores de projeto, equipes atuando em projetos,
etc). De certa forma ao se pensar nesses cargos pode-se dizer que está
sendo definida uma hierarquia visando maximizar a eficiência/alcance dos
objetivos comuns/bom andamento organizacional ou dos projetos. Mas a
escolha de quem irá atuar em cada cargo pode ser realizado de forma
horizontal, por exemplo se tivesse um sistema de votação onde todos os
membros da organização pudessem participar. Mas daí recai na questão de
quem é considerado "membro" e qual sistema utilizado no processo
decisório.

Entenda que por trás do conceito "igualdade de oportunidade" está a
idéia difícil de ser alcançada na prática de que todos deverão possuir
as mesmas oportunidades (seja pra pegarem um cargo, vaga numa empresa,
vaga numa faculdade, etc), sem privilégios baseado em castas, grupos
étnicos, classes sociais, relações familiares, enfim. Daí pensa-se que a
escolha deverá ser feita apenas baseado no "mérito" que obviamente vai
depender completamente do contexto que estiver discutindo. O grande
problema é que, sim, pode-se cair em profecias que se auto realizam e
acabar utilizando isso como argumento pra perpetuação de preconceitos.
Pense por exemplo no sistema de vestibular para universidade públicas no
Brasil. Pode-se argumentar que quem entra é escolhido pelo mérito, quem
estuda mais, quem é mais comprometido. Mas isso desconsidera
completamente a história, os diferentes contextos culturais e
educacionais num país com tanta desigualdade como o Brasil. Se quiser
ver outros bons exemplos onde o conceito meritocracia foi utilizado para
justificar a perpetuação de preconceitos eu sugiro o livro (não só por
isso, mas também por o livro ser excelente food for thought, mesmo que
não concorde com tudo que ler lá) "Sapiens: A Brief History of
Humankind" do historiador Yuval Harari, quando analisa as desigualdades
econômicas e sociais da população negra nos EUA que persiste até hoje
mesmo após o término da escravidão (argumenta até que aumentou!).

Ou se formos pensar no contexto acadêmico, quem recebe promoções de
cargos, verbas para projetos, bolsas etc Pode-se argumentar que
organizações como a USP/Fapesp/CNPq fazem isso baseado no mérito
acadêmico. Mas daí recaimos em problemas como os que o Jorge citou ou
critérios como número de publicações/citações que geram uma dinâmica
onde o "rico fica mais rico".

Agora se formos pensar na meritocracia aplicada na escolha de cargos
políticos. Imagine que interessante seria se as escolhas dos ministérios
fossem realizadas baseado no histórico dos candidatos aos cargos,
especialmente no que se refere para obter um bom desempenho ao cargo
específico. A dinâmica seria com certeza bem distinta da atual no
Brasil, onde pessoas "aleatórias" são escolhidas como moeda de troca de
poder político. Não teríamos idiotas como o Feliciano no cargo de
presidente da Comissão de Direitos Humanos por exemplo, pessoas que
nunca fizeram um projeto na área de Esportes para o Ministério de
Esportes, etc

E por fim, pode-se argumentar que a luta por dados abertos e
transparência no planejamento e execução orçamentária do governo, está
fortemente ligado com o fato de querer oferecer igual oportunidade para
qualquer membro/grupo da sociedade poder avaliar e julgar o desempenho
governamental de forma concreta baseada no mérito, ao invés de apoiar-se
apenas em propagandas do Estado ou dinâmicas que se assemelham a escolha
de time de futebol (PT é ruim buuuuh! PSDB é o melhor!!!).

Enfim, eu ainda acho que a discussão poderia ser mais produtiva se
tentassemos ao menos definir brevemente no que estamos interessados em
discutir, ao invés de ficar nessa cacofonia dissonante onde boa parte do
resultado é apenas ruído e ninguém ouvindo ninguém.

E.