[okfn-br] Informações erradas no nosso site

Luciano Ramalho luciano em ramalho.org
Quinta Agosto 27 13:30:43 UTC 2015

> Prezado Eduardo,
>
> primeiramente, gostaria de sugerir melhores maneiras na sua forma de falar
> numa lista pública e no tom da mensagem.

Não entendi em qual parte a mensagem do Oda excedeu parâmetros normais
de comunicação objetiva em uma comunidade desta natureza.

Talvez se estivéssemos em uma lista de senadores tivesse faltado
alguma saudação especial como "Nobres colegas" ou algo assim, mas no
caso eu acho que seria legal você apontar especificamente qual trecho
da mensagem do Oda considerou mal educado.

> Muitos aqui estão se dedicando para
> construir algo bacana e, se não estiver safisteito, há melhores modos de
> resolvermos a situação. O tom da sua mensagem me parece inadequado e
> gostaria de sugerir uma reflexão sobre sua postura continuamente inadequada,
> contraproducente e vexaminosa.

Na realidade, o seu uso destes adjetivos é que me pareceu "inadequado,
contraproducente e vexaminoso".

Everton, você tem um papel de liderança em uma comunidade de
conhecimento aberto. Não dá para ficar tendo esse tipo de reação
quando alguém aponta de forma clara e direta problemas no site.
Especialmente problemas no site, que deveria ser a primeira fonte de
informação sobre a OKFN no Brasil. Se o site está assim tão
desatualizado, isso é bem grave em uma instituição como a OKFN.
Portanto a reação mais adequada e produtiva teria sido algo na linha
de "Nossa, é mesmo, vamos consertar ASAP" e não passar sermão no
mensageiro das más notícias.

> Como expliquei num e-mail anterior, em breve teremos alguém de comunicação.
> E sugestões são bem-vindas, obrigado.

Esta última colocação não passa de meras palavras, porque esta
conversa começou com uma pessoa fazendo sugestões e sendo muito mal
recebida.

Everton, eu gostei muito de te conhecer pessoalmente e admiro o
trabalho global da OKFN mas tenho que confessar que quase toda nova
conversa aqui nessa lista revela mais motivos para me afastar.

Atenciosamente,

Luciano Ramalho