[okfn-br] RES: Acompanhamento de PLs na CMSP: agora fechado? (era Desempenho de parlamentares, Projetos em tramitação e outros do gênero)

Carlos Andrade carlos em ok.org.br
Segunda Dezembro 14 00:45:34 UTC 2015

Oi pessoal,

Só para compartilhar aqui a continuação dessa historia por resposta da
prefeitura que vi no site da mesma:

http://www.camara.sp.gov.br/blog/resposta-o-estadao-nao-tem-jeito/

Segue trecho com mais detalhes, inclusive citando o valor de 53 mil que o
tom mencionou em alguns e-mails atrás. O destaque é meu com relação ao que
julguei de interesse:

*O VotenaWeb existe há anos e tem na cidade de São Paulo mais de 70 mil
cadastrados. Muito diferente do EuVoto, que ainda é embrionário e com
poucos cadastrados. Pelo raciocínio primário sustentado na matéria e no
editorial, é como se, ao invés de anunciar no Estadão o convite para os
paulistanos participarem de uma audiência publica, a Câmara Municipal
optasse por publicar o chamamento em um pequeno jornal de bairro que
cedesse gratuitamente espaço em suas páginas. *Esta possibilidade, do ponto
de vista do interesse do Legislativo de que a informação sobre a audiência
alcance o maior número possível de cidadãos, não teria o menor sentido.

O que tem sentido é anunciar num jornal de circulação maior, que por isto
cobra mais caro, e também num jornal de bairro. E é isso que o Legislativo
tem feito. A Câmara já aprovou convênio com a organização Open Knowledge,
desenvolvedora da plataforma EuVoto, para realização de cursos sobre
transparência e governança de dados e, ainda, para utilização da ferramenta
EuVoto. *Em nenhum momento a Open Knowlodge solicitou que fosse suspensa a
publicidade que a Câmara faz junto à WebCitizen, responsável pelo
VotonaWeb.*

Aonde a matéria é preguiçosa? Na apuração. *O gasto de R$ 53 mil mensais
com este tipo de publicidade é o gasto máximo, se atingida todas as metas
de visualização (page view) da página. Isto foi informado ao jornal. Em
outubro, a Câmara gastou R$ 22 mil com a publicidade no VotenaWeb, pois a
meta não foi atingida.*

Carlos Andrade
http://carlosandrade.co
http://gastosabertos.org