[okfn-br] [Gastosabertos-dev] Fwd: Re: Licença do projeto e dos componentes

Ewout ter Haar ewoutterhaar em gmail.com
Terça Fevereiro 10 01:29:04 UTC 2015

Já peço desculpas de me intrometer num assunto que realmente não é da minha
conta. Mas não posso me conter, acompanhando a discussão.

Existe uma outra metade da discussão, tão importante quanto a decisão o que
permitir ao público (a licença). Esta outra metade da discussão é: quem são
os detentores dos direitos autorais do código?

É importante, porque os detentores do direito autoral do código tem uma
posição privilegiada em relação ao público em geral. Eles podem fazer
coisas que a licença não necessariamente permite ao público em geral. Na
decisão de usar ou colaborar com um projeto de código aberto, muitas vezes
quem são os detentores dos direitos autorias é tão importante quanto a
licença. Em particular: um código AGPL controlado por empresas comerciais
não dá para confiar [1]. Mas a mesma licença em mãos de uma organização sem
fins lucrativos pode inspirar mais confiança.

Ewout

[1] Exemplo: Canvas do Instructure. Ou veja o fracasso que é o Kuali. E
veja
http://www.dr-chuck.com/csev-blog/2014/09/how-to-achieve-vendor-lock-in-with-a-legit-open-source-license-affero-gpl/