[okfn-br] [Gastosabertos-dev] Fwd: Re: Licença do projeto e dos componentes

Andres MRM andres em inventati.org
Terça Fevereiro 10 01:39:25 UTC 2015

Quoting Edgar Zanella Alvarenga (2015-02-09 22:25:19)

> [...]
> objetivo
> e vai virar uma questão de opinião. Pode me recomendar a usar o AGPL
> pois
> acredita que assim promoverá uma cultura de software livre mais
> eficiente (sei
> lá em quais critérios) e vai evitar os pecadores free riders (well,
> tornar
> mais difícil que existam). Mas a partir do momento que começa a tentar
> me convencer que isso é o certo por causa dos quatro axiomas que te
> convenceram a seguir, daí virou só mais um dogma.

Só citei "As 4 Liberdades do Software" (musica angelical de fundo) como
exemplos daquilo que o software fechado impede. Não são dogmas para mim,
podemos discuti-las também, mas acho que não vem ao caso aqui...

Não sei se dá para dizer que é apenas uma questão de "opinião", é uma decisão
política e que revela prioridades.

> [...]
> and letting the public access it on a server without ever releasing its
> source code to the public.
>
> The GNU Affero General Public License is designed specifically to
> ensure that, in such cases, the modified source code becomes available
> to the community. It requires the operator of a network server to
> provide the source code of the modified version running there to the
> users of that server. Therefore, public use of a modified version, on a
> publicly accessible server, gives the public access to the source code

Me perdoe, quando usei GPL na minha frase deveria ter usado AGPL para não
gerar confusão.

Tanto a GPL como a AGPL permitem que você faça alterações e não as divulgue,
desde que você não distribua o produto final (GPL) ou oferte um serviço web
com ele (AGPL). Em outras palavras, use a versão modificada e fechada só para
você. Você tem liberdade para isso, já que não está interferindo na liberdade
de ninguém. A GPL/AGPL permite isso sem problema.
Porém, se outras pessoas usarem o seu programa e elas quiserem acessar o
código e você não deixar, dai você está interferindo na liberdade delas, e
é isso a GPL/AGPL busca evitar.

A GPL, por ter sido pensada em outra época, possui a "falha" de não evita isso
em um código rodando em um servidor, já que executá-lo remotamente não é
exatamente distribuir código. Por isso criaram a AGPL.

Ao pé da letra, que eu saiba, tanto faz usarmos BSD ou GPL para código no
servidor. Só estaremos garantindo que derivados sejam abertos usando AGPL.

> Eu criei um novo objeto, posso ter me inspirado fortemente no trabalho
> de
> alguém, mas o transformei num novo. Se o objeto original foi criado
> pelo autor
> com o intuito de nunca permitir que o mesmo produza trabalhos
> derivativos
> fechados, ok, respeito. Agora se eu for fazer um novo objeto, não
> preciso
> escolher necessariamente as mesmas restrições que alguém sugere baseado
> em
> algum dogma.

Não entendi o que você quer dizer com isso... Você respeita quem escolhe uma
GPL, mas quando você cria algo "novo" pode colocar qualquer licença? Sim,
pode... e?

Acho curioso que você estigmatize um lado como "dogma", mas o outro não.
Porque garantir que um código possa ser estudado/modificado é mais dogmático
do que garantir que ele possa ser fechado?
Ambas são decisões que implicam em prioridades/restrições.

> E isso é mais uma razão pra pedir pra refletir se está apenas seguindo
> um extremismo
> cegamente por influência de um ídolo.

Achei que fazendo a piada ficaria subentendido que essa reflexão já foi feita
e, minimamente, superada.
De forma alguma considero o Stallman meu ídolo, mas sim um ícone bem
"pitoresco". hahah
Obviamente que o que eu escrevi aqui está baseado nas "escrituras sagradas do
santo Stallman", assim como o que você escreveu também está baseado em "textos
hereges" (hahahah) de outros autores. Nem por isso estou te acusando de
extremismo cego.