[okfn-br] [Gastosabertos-dev] Fwd: Re: Licença do projeto e dos componentes

Diego Rabatone diraol em diraol.eng.br
Terça Fevereiro 10 14:34:24 UTC 2015

Raniere,

sua primeira citação está correta, os direitos morais são inalienáveis -
inclusive você sequer pode negar a autoria de algo que fez (anonimato?).

O que se permite é a transmissão/cessão/venda/etc de direitos patrimoniais
da obra. Este você realmente *pode *transferir por inteiro a outra pessoa
ou entidade mediante um contrato.

Sobre a questão "GPL/MIT/BSD/etc" e "axiomas/premissas/dogmas", quem me
conhece sabe que eu sou favorável à GPL/AGPL de forma majoritária por
princípio.

Mas gostaria de colaborar com a discussão num sentido um pouco mais
"filosófico".
Tom, você colocou: "Se me citar os axiomas sem justificá-los, ou porque
gosta deles nem que seja pra iniciar uma discussão e só referir-se a eles
("tá errado pois tá escrito na bíblia/wikipedia/site-x/lambe-lambe/etc"),
apoiando-se em alguma autoridade daí eu chamo de dogma, mais pra provocar".
De http://pt.wiktionary.org/wiki/axioma

*a.xi.o.ma*

   1. (*Filosofia*) premissa <http://pt.wiktionary.org/wiki/premissa>
   considerada <http://pt.wiktionary.org/wiki/considerado> necessariamente
   <http://pt.wiktionary.org/wiki/necessariamente> evidente
   <http://pt.wiktionary.org/wiki/evidente> e verdadeira
   <http://pt.wiktionary.org/wiki/verdadeiro>, fundamento
   <http://pt.wiktionary.org/wiki/fundamento> de uma demonstração
   <http://pt.wiktionary.org/wiki/demonstra%C3%A7%C3%A3o>, porém ela mesma
   indemonstrável, originada, segundo a tradição
   <http://pt.wiktionary.org/wiki/tradi%C3%A7%C3%A3o> racionalista, de
   princípios <http://pt.wiktionary.org/wiki/princ%C3%ADpio> inatos
   <http://pt.wiktionary.org/wiki/inato> da consciência
   <http://pt.wiktionary.org/wiki/consci%C3%AAncia> ou, segundo os
   empiristas, de generalizações da observação
   <http://pt.wiktionary.org/wiki/observa%C3%A7%C3%A3o> empírica

E convenhamos, todos partimos de algum axioma. O Andres, assim como eu (e
talvez o Oda?) acho que partimos de um mesmo conjunto de axiomas, ou
conjuntos muito próximos.
Falando por mim, eu entendo que viver em sociedade/coletividade é,
necessariamente, ter que abrir mão de "algumas coisas pessoais"*. E isso
sempre acontece no sentido de "abrir mão de algo individual para algo
coletivo". Assim, na minha opinião pessoal (redundante), para termos uma
sociedade melhor faz sentido as pessoas terem que abrir mão do seu
"direito" (pressuposto advindo de uma cultura e ponto de vista
consideravelmente específicos) de "propriedade" para que a sociedade possa
se beneficiar coletivamente destas "benfeitorias".

Você, por outro lado, parece (pelo que foi exposto nesta thread) partir de
um axioma diferente, que o "direito" individual é mais importante que o
"coletivo". Ok, não está errado, nem necessariamente é melhor ou pior,
apenas é diferente, partindo de premissas distintas.

Falar em mais ou menos "liberdade", em termos absolutos, eu acho bem
complicado em função do que expus inicialmente, que há de se fazer escolhas
em individualidade e coletividade. Em alguns casos individualidade e
coletividade não são concorrentes, mas em outros são, e nós precisamos
fazer escolhas. As minhas costumam privilegiar a coletividade.

*Não gosto de falar em termo de "direitos", pois entendo que já é partir de
um pressuposto de "naturalidade" que talvez não exista.

Abraços,

Diego Rabatone Oliveira
diraol(arroba)diraol(ponto)eng(ponto)br
Identica: (@diraol) http://identi.ca/diraol