[okfn-br] Governo tira "formatos abertos e não proprietários" de norma sobre segurança da informação

Ewout ter Haar ewoutterhaar em gmail.com
Quinta Janeiro 15 17:24:59 UTC 2015

> Vitor,
>
> Estive conversando com alguns colegas aqui e de fato faz sentido o que
> você falou.
> Você tem algumas referências sobre esse assunto? Queria conhecer mais
> sobre isso.

O Vitor está se referindo a algo conhecido como o "Princípio de Kerckhoffs"
  http://en.wikipedia.org/wiki/Kerckhoffs%27s_principle
universalmente aceito na área de criptografia. Veja uma explicação boa
  https://www.schneier.com/crypto-gram/archives/2002/0515.html

Ewout

Oi Danilo,

> Softwares de criptografia são um caso especial em que é essencial serem
> softwares livres. A criptografia precisa ser resistente a ataques mesmo
> quando o algoritmo usado é conhecido, o que é o caso de todos os principais
> algoritmos.
>
> Não dá para confiar cegamente num produto de uma empresa qualquer. É
> necessário poder auditar o código.
>
> Abraços,
>
> Em 15 de janeiro de 2015 11:19, Danilo Oliveira <
> daniloa.oliveira em gmail.com> escreveu:
>
> Pelo que entendi da matéria, a principio, se o SL atender os requisitos

> [...]

Danilo Amaral de Oliveira
Engenheiro de Computação
celular (11) 95282-3504