[okfn-br] Governo tira "formatos abertos e não proprietários" de norma sobre segurança da informação

Raniere Silva raniere em riseup.net
Sexta Janeiro 16 01:44:36 UTC 2015

Olá Danilo,

> Pelo que entendi da matéria, a principio, se o SL atender os requisitos
> técnicos e os padrões de interoperabilidade, ele deve ser priorizado na
> construção da solução.

Priorizado é diferente de ser a escolha "obrigatória".

> Eu acredito no SL, mas também acredito que em alguns casos os softwares
> proprietarios (criptografia, no caso) se encaixam melhor em algumas
> situações.

Você não poderia ter dado um exemplo pior. Qualquer pessoa com algum
conhecimento básico de criptografia sabe que se você estiver procurando um
sistema que seja 100% seguro você deve tornar seu código público e incentivar
qualquer um a tentar quebrá-lo. Utilizar um software proprietário para
criptografia só oferece ilusão de segurança pois além de utilizar uma método
criptográfico fraco como você vai saber que não existe uma backdoor no software
que está utilizando?

> Tudo depende da situação.

Tirando a situação que você quer transformar alguém em escravo eu nunca vi uma
que software proprietário seja CONCEITUALMENTE melhor que software livre.