[okfn-br] Bolsas em São Paulo para um governo aberto

Gabriela Resende gabiresende1980 em outlook.com
Quarta Julho 8 15:01:04 UTC 2015

Olha, muito boa a iniciativa. Será que teremos outras cidades ou até mesmo o governo federal fazendo algo parecido?

Alguém aqui pretende enviar alguma proposta?

Date: Wed, 8 Jul 2015 09:37:17 -0300
From: tom em okfn.org
To: okfn-br em lists.okfn.org
Subject: Re: [okfn-br] Bolsas em São Paulo para um governo aberto

Caros,

ontem fiquei contente com o evento de lançamento do edital para dar bolsas para pessoas <http://saopauloaberta.prefeitura.sp.gov.br/index.php/eventos/evento-de-lancamento-do-edital-agente-formadores-de-governo-aberto/> que promovem um governo mais aberto.

Acredito
 que aí temos uma grande chance de envolvermos nossa rede aqui em São
Paulo na categoria Transparêcia e Dados Abertos. Já conversei com alguns
 coodenadores de projetos da OKBR e tomara que consigamos envolver
alguns de nossa rede para apoiar nosso trabalho e projetos. :)

Gostaria de registrar meus parabéns aos idealizadores e realizadores pela iniciativa! Me lembrou bastante o programa de fellowship da Escola de Dados internacional.

Uma
 das coisas que foi levantada pelo público foi a questão da continuidade
 dos projetos e sua sustentabilidade, já que as bolsas têm uma duração
de 6 meses. Sugeri formarmos uma comissão (desde já) para ajudar a
identificar os melhores projetos e criarem um edital (com valores
realísticos ;) para a continuidade dos melhores projetos. Essa comissão
seria composta por líderes na área de governo aberto (acadêmicos e
OSCs).

Um problema interessante que surgiu após
manifestação de alguns servidores públicos da plateia foi o fato de
muitos deles estarem excluídos desse tipo de bolsa, já que é um edital
do governo. Vejo aí a importância desse tipo de atividade ter como
realizadora uma organização da sociedade civil, o que fica também para
reflexão para minha proposta de um edital de continuidade dos projetos
selecionados por essa comissãao.

Talvez a sociedade civil organizada será o principal agente para reduzirmos o abismo exposto <http://br.okfn.org/2013/07/03/abismo-exposto/>
 entre a sociedade e o Estado, evidenciado após as manifestações de
2013. E mais um ponto para reflexão, como é que encaramos um Estado de bem-estar social e como podemos atingí-lo? Será que não somos muito clientelistas esperando tudo da mamãe Estado?

Fica aqui meus parabéns, sugestões e questionamentos. Espero que outras cidades do país se inspirem nessa boa iniciativa!