[okfn-br] Dúvidas de como iniciar com dados abertos (continuação)

Raniere Silva raniere em riseup.net
Quinta Julho 9 10:31:55 UTC 2015

> atualmente trabalho como analista de processos de negócios.
> Sou graduada em redes de computadores e graduanda em Computação.

Agora ficou um pouquinho mais fácil lhe responder. =)

> Apenas tinha lido a cartilha técnica:
> http://dados.gov.br/cartilha-publicacao-dados-abertos
> e minha dificuldade era como coletar determinados dados,

Acredito que em termos de coleta não exista grandes diferença do procedimento padrão.
Talvez os dados que você precisa estejam disponíveis em algum lugar
de forma que você só precisa descobrir onde, baixá-los e começar sua análise.
É importante destacar que mesmo que os dados estejam disponíveis gratuitamente
na web isso não quer dizer que você pode utilizá-los, i.e. que eles são abertos.

Se os dados que você precisa não estiverem disponíveis
você vai ter que coletá-los, e.g. através de um formulário online,
entrevistas, sensores eletrônicos, ...
Se estiver coletando informações sobre um grupo de pessoas,
é importante que você tenha a permissão delas para publicar os dados.
Por fim, para tornar esses dados abertos você só precisa licenciá-los com uma licença livre.

> analisar

Aqui também não tem nenhuma diferença com relação a dados "não abertos".

> e apresentá-los em forma de gráficos
> ou deixar uma leitura mais simples e fácil para as pessoas entenderem.

Novamente,
não tem nenhuma diferença com relação a dados "não abertos".

Se você tiver trabalhando com dados abertos,
parte significativa dos seus pares vai esperar
que você utilize alguma ferramenta livre para fazer a análise dos dados
(e.g. R ou Python)
e também para a visualização dos mesmos.
Além de se utilizar ferramentas livres,
também é esperado que suas descobertas sejam facilmente reproduzidas,
i.e. que os scripts ou planilhas eletrônicas utilizadas
estejam disponíveis em algum lugar de fácil acesso.

> O João Batista Oliveira Neto me encaminhou um link que me ajudou bastante a
> entender esse processo de análise dos dados (
> http://br.okfn.org/2013/04/09/utilizando-sql-para-pequenas-analises-de-dados/)

Tem vários materiais interessantes na internet sobre análise de dados
que você vai encontrar ao procurar por "big data" ou "open data"
no seu buscador favorito.

Raniere