[okfn-br] Apresentação

Sábado Julho 11 04:09:54 UTC 2015

Caro Juliano,

seja bem-vindo! Fico contente em saber que chegou até nós através no nosso
site. :)

Eu gostaria muito de conversar com você sobre sua experiências com
'enterprise resource planning' (mando um e-mail em particular para
conversarmos).

Atualmente temos diversos projetos em andamento e em execução que envolvem
dados abertos e conhecimento livre em geral (aqui uma lista simples <
http://br.okfn.org/projetos>).

Para aprender sobre dados abertos, temos nossa introdução aos dados abertos
<http://br.okfn.org/dados-abertos/> (básico), nosso guia de dados abertos <
http://opendatahandbook.org/guide/pt_BR/> (médio, precisa de revisão) e
nosso material da Escola de Dados (tutoriais <
http://escoladedados.org/manual/cursos/> e recursos <
http://escoladedados.org/recursos-online/>). Em breve vamos colocar online
o conteúdo de cursos da Escola de Dados que demos em parceria com três
universidades (UFBA, UFRJ e USP) voltado para jornalistas, já que o foco
atual da Escola de Dados é jornalismo de dados. Temos também o Guia de
Jornalismo de Dados <http://datajournalismhandbook.org/pt/>, mas acredito
que precisamos, no atual momento, de algo com mais conteúdo de programação
(talvez um Guia++ de Jornalismo de Dados? Sugeri recentemente algo nessa
linha :).

Nossa comunidade tem uma dinâmica bastante orgânica e vejo pelos últimos
e-mails na lista um desejo de um grupo de pessoas para estudar o assuto
devido a sua importância. Uma primeira sugestão seria começarmos juntar
pessoas interessadas para formar um grupo de trabalho/estudos, semelhante
do grupo de trabalho em ciência aberta <
http://www.cienciaaberta.net/grupo-de-trabalho/>, com encontros periódicos.
Para isso dar certo, é necessário alguém com energia e motivação para
coordenar/facilitar esse grupo.

Vamos marcar uma conversa para ver como podemos fazer isso? Atualmente
estou com pouco tempo para puxar isso, mas podemos conversar sobre algumas
experiências nesse sentido e te conto também sobre nossos projetos, daí
você vê o que pode ser mais interessante para você se envolver.

Abraços!

Tom