[okfn-br] [Gastosabertos] [Gastos Abertos] Interações com o Cuidando 2.0

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Terça Junho 16 14:34:00 UTC 2015

Oi gente, só posicionando melhor,

* tem sido suposta uma data-limite para o pessoal do desenvolvimento de
software no Cuidando2: outubro de 2015. Se todavia for um "limite
elástico", não há urgência... Por hora todo esse diálogo faz sentido em
função da urgência.

* houve uma reunião em final de abril, com potencial equipe Cuidando2,
discutindo requisitos: no final da reunião foi solicitada reunião técnica
para que os requisitos fossem melhor contextualizados. Posteriormente foi
reforçada a solicitação por e-mail.

* houve reunião de maio com o pessoal do Gastos: durante e no final foi
novamente solicitada (constou em ata)  reunião técnica para que os
requisitos e integrações esperadas fossem melhor delimitados, a arquitetura
de webservices melhor avaliada, a estrutura da base de dados, etc.

- - - -
O uso do PostGIS é um bom exemplo, é uma decisão relevante, e não pode ser
avaliada fora do contexto de uma reunião técnica, dedicada exclusivamente a
assuntos técnicos.

As decisões técnicas não se restringem a decidir se usa ou não PostGIS e
PostgreSQL...
A arquitetura dos webservices é outra coisa relevante, com diversos
detalhes por decidir...
- - - -
Entendo que estão pendentes até mesmo decisões conceituais do projeto.
EXEMPLO: Cuidando2 se baseia no *data scraping *realizado pelo Diario Livre
e pelo Gastos.. O Cuidando mostra os dados *sem* maior compromisso de
precisão ou completeza dos dados, seguindo um pouco os requisitos do Gastos
Abertos... Todavia havia um entendimento de que o Cuidando2 iria além, e
teria requisitos de "*utilidade publica*" que o Gastos Abertos não tem.
Certas fontes de dados (contratos, leis, decretos, tabelas, etc.) de maior
interesse da comunidade precisariam ser homologadas por humanos, ou estar
melhor tratados do que a média, pois não podem apresentar falhas berrantes
na extração de metadados ou estruturação.