[okfn-br] Associe-se à OKBR =D

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Quarta Junho 17 19:38:02 UTC 2015

Oi Abdo, detalhe importante o que notou (!)...

OKBr's legalizados e ilegais,

Nunca é demais informar quem não está acompanhando os detalhes
burocráticos,

* *Reunião do Conselho Deliberativo*: é nesta instância que os "candidatos"
se tornariam "associados" (efetivos ou colaboradores).. Não precisa ser
assembleia para legalizar os associados.

Simples assim, mas sem forem muitos novos associados, o Conselho seria um
pouco mais rigoroso quanto aos "*associados efetivos*".  Apenas que isso...
Por que?  Comecemos pelo artigo 11° do Estatuto,

    "São direitos dos Associados Efetivos (...) Votar e ser votado nas
Assembleias Gerais".

e revisemos a noção de "Assembleia Geral de 2015",

* *Assembleia*: é só um evento de referência na discussão... Será uma
assembleia importante agora em meados de 2015, muitas decisões a serem
deliberadas... Sendo objetivo: se é suposta polarização, a inclusão de
novos associados com preferência por um polo ou outro, nesse momento de
crise, pode caracterizar "manobra para desbalanço de poderes". O tal do
"filtro" (o Conselho ser mais rigoroso por hora na inclusão de associados
efetivos) evitaria esse tipo de comentário.
... É só isso, nada grave ou ilegal em se formalizar associados: é talvez
mais grave deixar de legalizar o voto dos associados que participam
efetivamente há mais de ano na base do "faz de conta".

PS: quanto a votar e deliberar, outro problema é a informalidade do próprio
voto na OKBr. É preciso registrar por escrito os votos, o *quorum* e
abstenções, em toda e qualquer deliberação
<http://open-knowledge-foundation-brasil-rede-pelo-conhecimento-livre.50579.x6.nabble.com/okfn-br-VOTO-E-CONSENSO-NA-OKBR-tc4605.html>
.