[okfn-br] Email - Ferramenta Certa para discussões?

Raniere Silva raniere em riseup.net
Domingo Junho 21 02:54:59 UTC 2015

Olá Danilo,

> Não sei se sou só eu, mas está extramamente difícil acompanhar as longas
> discussões nesta lista de e-mails.

Acredito que o problema seja o volume nos últimos dias.

> Eu pessoalmente acredito que isso ocorre porque o e-mail não foi feito para
> isso. Existem outras soluções que são melhores para discutir, por exemplo
> fórum.

Existe uma guerra infinita de lista de email vs fórum
da mesma forma que existe uma entre Vim vs Emacs.

Como somos a "Open Knowledge" Brasil acredito que devemos utilizar
as mesmas ferramentas utilizadas pela "Open Knowledge" (Internacional)
porque

1.  facilita a participação das atividades (e.g. discussões) locais e internacionais, e
2.  facilita a descoberta por pessoas externas.

> Bom, como eu também não quero perder as discussões da OKFN, pois é uma
> comunidade muito legal, eu acho que poderíamos levantar um fórum para a
> OKFN-Br e deixar o e-mail para avisos e outras considerações breves.
>
> O que acham? Existem soluções livres e de ótima qualidade (vide
> http://www.discourse.org/)
>
> Se animarem, posso contribuir na criação de fórum.

Como o Andrés já falou, você não é o primeiro a sugerir isso
e a "Open Knowledge" (Internacional) já possui um discourse,
ver http://discuss.okfn.org/.

Eu sou OK em utilizar o discourse
desde que a instância utilizada tenha suporte a resposta via email.

Até onde eu sei, só é preciso que alguém com permissão administrativa
crie um tópico para a comunidade brasileira em http://discuss.okfn.org/
para podermos começar a utilizar.