[okfn-br] Posicionamento do Conselho Deliberativo da Open Knowledge Brasil

Marco Túlio Pires mtrpires em gmail.com
Segunda Junho 22 09:45:36 UTC 2015

Perdoe a interpretação adversa, Abdo, mas me parece que, sim, as coisas
mudaram. O Conselho Deliberativo se posicionou contra o caráter
Deliberativo do que você vem chamando de Conselho Deliberativo Ampliado.

Se o Conselho Deliberativo Ampliado não tem caráter deliberativo, então
sugiro a mudança de nome dessas reuniões para algo que seja mais compatível
com suas funções, para que não haja confusão. "Reunião de Comunidade" ou
algo parecido me parece mais apropriado.

Outra coisa que precisa ser pontuada é termos um pouco mais de autocrítica
em relação ao tanto que avançamos em termos de "acolhimento" graças à
"abertura" estimulada por essas reuniões.

Na última reunião discordei de um dos pontos levantados e os ânimos
daqueles que conduzem o encontro foram agitados facilmente. Gastamos boa
parte da reunião tentando contornar o fato de que havia uma posição
contrária à que estava sendo proposta e me senti desrespeitado pelo tom de
voz e a qualidade das palavras utilizadas durante uma discussão que era pra
ser de alto nível. Minha tentativa de conduzir a discussão de forma
saudável foi rotulada de "falsa cordialidade" em determinado momento.

A reunião só avançou depois de muito custo e paciência. Cheguei a observar
que aquele espaço não me parecia acolhedor e aberto. Pelo contrário. Se um
membro antigo da comunidade poderia receber esse tratamento, fico
imaginando novos membros que resolvessem dar algum pitaco. Felizmente vocês
reconheceram o exagero e houve retratações.

Fica a reflexão e a sugestão para que possamos repensar, no momento
adequado, o formato da reunião e seu propósito.

Abraços,
MT