[okfn-br] Posicionamento do Conselho Deliberativo da Open Knowledge Brasil

Andres MRM andres em inventati.org
Segunda Junho 22 11:22:06 UTC 2015

> Perdoe a interpretação adversa, Abdo, mas me parece que, sim, as coisas
> mudaram. O Conselho Deliberativo se posicionou contra o caráter Deliberativo do
> que você vem chamando de Conselho Deliberativo Ampliado.

Marco, não é o Abdo que tem chamado as reuniões de Conselho Deliberativo
Ampliado, esse foi o acordo que fizemos em março, no encontro de governança.
O documento já foi enviado para a lista outras vezes, mas o envio em anexo
novamente. Observe na página 6, não há mais Conselho Deliberativo que não seja
o Ampliado. E veja na página 7 as atribuições do Conselho Deliberativo
Ampliado. Ele passou a ter todas as atribuições que eram do Conselho
Deliberativo Não Ampliado, uma vez que esse segundo não existe mais.

O documento é um experimento? Talvez. Mas é também um acordo coletivo. Quem
tem o direito de desfazer o acordo que fizemos? Um Conselho Deliberativo Não
Ampliado "ressurgido das cinzas"? Sou da opinião de que apenas um novo acordo
coletivo deveria desfazer o anterior.

> Se o Conselho Deliberativo Ampliado não tem caráter deliberativo, então sugiro
> a mudança de nome dessas reuniões para algo que seja mais compatível com suas
> funções, para que não haja confusão. "Reunião de Comunidade" ou algo parecido
> me parece mais apropriado.

Já existem exatamente as "Reuniões de Comunidade". Elas ocorrem nas semanas em
que não há Conselho Deliberativo Ampliado. Semana sim, semana não. Essas
realmente não são deliberativas.
Foi outro acordo que fizemos no encontro de março.

> Na última reunião discordei de um dos pontos levantados e os ânimos daqueles
> que conduzem o encontro foram agitados facilmente. Gastamos boa parte da
> reunião tentando contornar o fato de que havia uma posição contrária à que
> estava sendo proposta e me senti desrespeitado pelo tom de voz e a qualidade
> das palavras utilizadas durante uma discussão que era pra ser de alto nível.
> Minha tentativa de conduzir a discussão de forma saudável foi rotulada de
> "falsa cordialidade" em determinado momento.

Nesse ponto te dou razão. E deixei claro na reunião que essa não é uma crítica
apenas sua. Outras pessoas já levantaram esse ponto e é algo que realmente
precisamos trabalhar. Como eu não sei bem... Talvez com punições, talvez com
tod em s dando as mãos e fazendo uma ciranda antes de cada reunião, sei lá...