[okfn-br] Posicionamento do Conselho Deliberativo da Open Knowledge Brasil

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Segunda Junho 22 15:17:26 UTC 2015

O post da Gisele é um comunicado oficial da OKBr, estamos tetando
formalizar esse tipo
de coisa com um "Diário Oficial da OKBr",

http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Comunicados/Conselho_Deliberativo/2015-06-19

----

Acho que o *thread* aqui foi bem rico de defesas e ataques ao
"Posicionamento do Conselho Deliberativo da Open Knowledge Brasil"...
Como não existe ainda mecanismo de voto, cabem apenas uns "likes":
(costumamos indicar com "+1", farei isso a cada citação).

...Em 20 de junho de 2015 08:31, Heloisa Pait <heloisa em okfn.org.br>
 escreveu:

> Aplaudo o sensato comunicado,

+1 (peter)

...Em 20 de junho de 2015 11:51, Andres MRM <andres em inventati.org> escreveu:

> Felizmente (ou não) a carta deixou vários pontos em aberto, o que me dá
> esperança de que sejam respondidos de forma mais razoável.

+1 (peter)

> (...) outras pessoas, ao meu ver igualmente
> importantes, não deveriam também ter direito de participar do processo
> decisório? Ou acham que eleger o D.E. e conselheiros a cada 3 anos basta?
> Humm, já ouvi essa história antes...

+1 (peter)

Essa é a pauta da assembleia, "apresentação do relatório anual e definição
> do
> cronograma de reuniões trimestrais do Conselho Deliberativo"?

+1 (peter)

Em 20 de junho de 2015 12:32, Luiz Armesto <luiz.armesto em gmail.com>
 escreveu:

> (...)

Aceitar partes do estatuto e ignorar outras ao meu ver é bem complicado.

+1 (peter)

> Porém eu compreendo o lado de quem assumiu responsabilidades sobre a OKBR
> se candidatando aos cargos oficiais. Eu, particularmente, acho complicado
> todo tipo de decisão ficar nas mão da comunidade inteira quando, se algo
> acontecer, são os membros da diretoria e do conselho que estão na reta e
> tem que responder formalmente.

+1 (peter)

...Em 20 de junho de 2015 13:55, Andres MRM <andres em inventati.org> escreveu:

> (...) O estopim de toda essa discussão foi porque o D.E. disse que não
> aceitaria

que a Reunião de Conselho Ampliado reduzisse o seu salário, frente a atual
situação financeira da OK-Br

+1 (peter)

...Em 20 de junho de 2015 14:38, Carolina Rossini <
carolina.rossini em gmail.com> escreveu:

> ...  temos que estabelecer um salario compativel com o que o DE faz e eh
> responsavel por, com base nas horas, experience, historico salarial e
> estudo de mercado.

+1 (peter)

Jorge não acho nem ético e nem profissional (e nem helpful) vc se referir
> ao Rufus assim. Tirando questões pessoais de lado, ele de fato eh o DE da
> OKF central, alem de ser seu fundador. E foi com ele com quem os contratos
> foram firmados (...).

+1 (peter)

Essa briga toda ja causou muito estresse (...).

+1 (peter)

...Em 22 de junho de 2015 00:30, Alexandre Hannud Abdo <abdo em member.fsf.org>

> Continuamos tendo nossas reuniões quinzenais: promovendo encontros da
> comunidade alternadamente com reuniões de avaliação de projetos.

 +1 (peter)

...Em 22 de junho de 2015 06:45, Marco Túlio Pires <mtrpires em gmail.com>

> Se o Conselho Deliberativo Ampliado não tem caráter deliberativo, então
> sugiro a mudança de nome dessas reuniões para algo que seja mais compatível
> com suas funções, para que não haja confusão. "Reunião de Comunidade" ou
> algo parecido me parece mais apropriado.

+1 (peter)

> Outra coisa que precisa ser pontuada é termos um pouco mais de autocrítica
> em relação ao tanto que avançamos em termos de "acolhimento" graças à
> "abertura" estimulada por essas reuniões.

+1 (peter)

(...) Cheguei a observar que aquele espaço não me parecia acolhedor e
> aberto.

+1 (peter)

> Fica a reflexão e a sugestão para que possamos repensar, no momento
> adequado, o formato da reunião e seu propósito.

+1 (peter)