[okfn-br] [sugestão de pauta] descrição dos cargos de coordenador e zelador de projetos

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Quarta Junho 24 17:08:57 UTC 2015

Natalia,

Os seus argumentos sobre missão e valores são da mais alta valia, e ajudam
todos da OKBr... Nesse momento de crise, ajudam a refletir e nos
alinharmos...

Acredito que possuam eco entre a maioria dos OKBr's, eu me incluo.

- - - - -

Tempo Rei:

Eu não acredito muito em altruísmo (sacrifício do tempo pessoal em
benefício de outros), costumo preferir teses como a "mão invisível" ou o
"gene egoísta"... Também entendo que  a Escolada de Dados acredita na
realização mão-na-massa como método relevante de ensino/aprendizado...
Nesse contexto quero deixar claro: tenho um objetivo bem egoísta na OKBr,
que é aprender algo sobre governanças democráticas em ambientes que buscam
eficiência e profissionalismo.

Outros como eu terão uma dinâmica de participação previsível, com um pico
seguido de drástica redução: quando se dão por diplomados, reduzem a
participação.

Meu foco sustentável, como imagino ser o seu e de muitos outros
colaboradores, não é a participação na "grande OKBr", mas em projetos-OKBr
específicos.

- - - - -

A busca de um balanço entre "burocracia" e "legalidade" é necessária, não
pode ser "jogada para baixo do tapete" (que é o que vinhamos fazendo):
 muitos dos projetos envolvem dinheiro, e compromisso de mais longo prazo
das pessoas, mesmo aquelas não-remuneradas.
Dinheiro e compromissos de longo prazo são fixados por contratos, e a OKBr
como instituição (CNPJ) vem assinando diversos deles... Essa é a dura
realidade: há um descompasso entre o ideal da participação ampla e
democrática nas decisões, e o que se assume nos contratos.

A crise colocou em evidências várias coisas, que por hora representam o
nosso empenho em colocar a casa em ordem:

* Lista de "quem somos":
   http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Governan%C3%A7a/Cargos
   http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Participantes
   A tarefa é descrever cargos e listar quem é quem, senão nunca saberemos
quem é a OKBr.

* algumas as pessoas (inclusive Associados Efetivos que "sumiram") que não
participam efetivamente,  querem "votar" e "segurar o osso" (não deixando
outros votarem); ao passo que as pessoas que vem participando ao longo de
meses (alguns mais de ano!) estão fazendo isso de forma totalmente informal
e desmotivadora, visto que legalmente não são coisa alguma na OKBr. Com a
crise e a demanda por decisões, esse problema da ilegalidade das pessoas
que participam ficou mais evidente.

* os acordos tácitos, que é o que você coloca como "confiança" devem ser
mantidos... Mas a crise evidenciou que precisamos registrar esses "acordos
tácitos", pois estão sendo distorcidos ou perdidos. O alinhamento das
pessoas requer por um lado a memória (registro escrito e não-poluído que
tentaremos na Wiki) e por outro a boa-vontade de retomar o diálogo, como
estamos fazendo (!)

* os "contratos de cartório" (e de dinheiro!) possuem compromissos que
serão "quebrados" se decisões não forem tomadas no dia-a-dia, e boa parte
da credibilidade da OKBr, como *Plataforma de Projetos*, será perdida se
não formos capazes de respeitar  esses contratos.

* tudo que envolve responsabilidade (direitos e deveres) envolve, em algum
momento, penalidades -- por exemplo o coordenador de projeto que "some"
precisa ser substituído, o Associado Efetivo que "some" precisa ser
destituído.  A OKBr não está pondo em prática as penalidades: fica refém na
ineficiência e imobilismo se continuar assim.

* a OKBr como *Plataforma de Projetos* requer muito mais organização do que
imaginava-se no passado, e isso tem custo (!). Eu e outros estamos tentando
"ajudar a arrumar a casa" mas em algum momento (breve) essa ajuda acaba e
morreremos na praia. Precisamos reavaliar: o que realmente deve ser feito
para preservar a ordem? Quem vai ajudar ou quanto isso vai custar?  Havendo
custo, vai ser sustentável?

* a OKBr como "comunidade" não difere muito do Facebook ou de um Fórum de
e-mails... É só isso que queremos?  Como conciliar a visão ideal,
comunitária, super-consenso, super-democrática, super-amizade; com a
Plataforma de Projetos e seu ímpeto "profissionalista", e sua  demanda por
dinheiro?

* ...

São apenas algumas das questões mal-resolvidas  a serem trabalhadas com
abnegação e respeito nos próximos 60 dias (prazo máximo para a Assembleia).