[okfn-br] [sugestão de pauta] descrição dos cargos de coordenador e zelador de projetos

Natalia Mazotte ncortezrj em gmail.com
Quarta Junho 24 17:48:17 UTC 2015

Peter,

Acho absolutamente tudo que você falou legítimo. Só gostaria de partir de
uma dúvida diferente, que tem a ver com o que realmente é a vocação da OKbr
enquanto organização mesmo, e, se não estou entendendo tudo errado, esse é
o ponto central de desavença a partir da qual se desenrolam todos esses
outros questionamentos legítimos.

Eu trabalhei por mais de dois anos em uma organização do terceiro setor
tradicional, e ao mesmo tempo acompanho e participo com entusiasmo de
comunidades, como a Thacker. São dois modelos bem diferentes. Acho que o
que está em questão e o que deve ser decidido, acima de tudo, é o DNA da
Open Knowledge no Brasil. Ela é uma organização legalmente formada, com
board, com diretor e (a medida que projetos forem sendo aprovados) com um
quadro fixo de funcionários. Isso é um modelo. Ou então ela é totalmente
regida por uma comunidade horizontal, com um estatuto e entidade jurídica
apenas para servir de "guarda-chuva" dos projetos e anseios dos membros
dessa comunidade. Pelo que eu vejo, há dois grupos aqui, cada um desejando
seguir para um dos lados.

Sendo a OKbr um capítulo tb de uma entidade central, onde me parece que
esse DNA já está bem definido, acho que a decisão pode acabar vindo desse
lugar, dos contratos que já foram firmados há algum tempo, ou seja,
top-down. E, se isso acontecer, "forkar" é sempre uma saída para os que
enxergam outro tipo de organização e têm outros anseios. Acho que todos que
estão aqui buscam e acreditam em coisas semelhantes, no fim das contas, mas
existem vários caminhos pra se chegar a um mesmo destino, né (ainda bem)?

Eu e todos que estão envolvidos em projetos e querem seguir criando novas
frentes de trabalho - de forma sustentável e séria - pra perseguir a missão
da OKbr só ficamos preocupados com a falta de credibilidade que esse
desentendimento a respeito de "quem realmente somos" pode gerar. Quando
isso estiver definido, pode ser que boa parte de nós não queira mais
investir seu tempo aqui. Então quanto antes isso ficar claro, menos energia
a gente gasta onde não temos certeza de ser o lugar certo pra gastar.

Acho que, definida essa questão, esse descompasso que você apontou muito
bem entre "o ideal da participação ampla e democrática nas decisões, e o
que se assume nos contratos" vai deixar de existir, e todos as outras
coisas que precisam ser ajustadas e definidas vão caminhar.

Abraços