[okfn-br] Data Journalism

Natalia Mazotte ncortezrj em gmail.com
Domingo Maio 10 14:12:26 UTC 2015

Oi, Rodrigo,

Acho que pra te ajudar eu precisaria entender um pouco mais a que você se
refere quando fala de "jornalismo livre". O livre está relacionado à forma
de produção ou à forma de distribuição? Ou às duas coisas necessariamente?
E onde o uso de dados entra aí?

Se for em relação à produção do conteúdo, não conheço nenhum projeto de
jornalismo que não tenha qualquer orientação editorial, ou seja, cuja
proposta seja qualquer um publicar o que quiser. Não veria nem muito
sentido nisso, já que a internet em si já é essa grande plataforma onde
cada um pode publicar o que quer (se vai ser lido são outros quinhentos), e
o que as pessoas procuram, na verdade, é conteúdo de qualidade - o que
exige uma política editorial e pessoas competentes fazendo pelo menos uma
boa curadoria das matérias e dos artigos produzidos.  Não sei se você
conhece o Outras Palavras. É um projeto de jornalismo independente, tem
editores e uma política editorial, mas recebe diversos artigos de quem
quiser colaborar com o site. Todo o conteúdo é publicado em CC BY-SA.

Se o que você busca diz respeito à distribuição, com licenças livres, aí
acho que há vários por aí com licenças CC-BY, alguns acompanhados de outras
restrições (NC, ND, SA...). A Pública é CC BY-ND, por exemplo.

Abraços

Natália Mazotte
(21) 95030699
ncortezrj em gmail.com