[okfn-br] Data Journalism

rtargenton rodrigo.argenton em gmail.com
Domingo Maio 10 15:16:53 UTC 2015

Oi Natália,

Então a definição que eu estou utilizando de livre é:

   - a *liberdade de usar* o trabalho e aproveitar os benefícios do seu uso
   - a *liberdade de estudar* o trabalho e de aplicar o conhecimento dele
   adquirido
   - a *liberdade de fazer cópias e distribuí-las*, em todo ou em parte, da
   informação ou expressão
   - a *liberdade de fazer mudanças e melhoramentos*, e de distribuir
   trabalhos derivados

Que exige:

   - *Disponibilidade da fonte de dados:* Onde um trabalho final foi obtido
   através da compilação ou processamento de um arquivo fonte ou de múltiplos
   arquivos fonte, todas as fontes de dados subjacentes devem estar
   disponíveis juntamente com o trabalho propriamente dito, sob as mesmas
   condições. Pode ser uma partitura de uma composição musical, os modelos
   usados em uma cena em 3D, os dados de uma publicação científica, os códigos
   fonte de um programa de computador, ou qualquer outra informação deste
   tipo.
   - *Uso de um formato livre:* Para arquivos digitais, o formato no qual
   um trabalho é disponibilizado não deve ser protegido por patentes, a menos
   que seja emitida uma permissão livre de *royalties* mundial, ilimitada e
   irrevogável seja dada para que se faça uso da tecnologia patenteada.
   Enquanto formatos não-livres podem às vezes ser usados por razões práticas,
   uma cópia em formato livre *deve* estar disponível para que o trabalho
   seja considerado livre.
   - *Nenhuma restrição técnica:* O trabalho deve estar disponível de
   maneira que nenhuma medida técnica seja usada para limitar as liberdades
   acima enumeradas.
   - *Nenhuma outra restrição ou limitação:* O trabalho propriamente dito
   não deve estar coberto por restrições legais (patentes, contratos, etc.) ou
   limitações (como direitos de privacidade), o que anularia as liberdades
   acima enumeradas. Um trabalho pode fazer uso de isenções legais ao direito
   autoral (para citar trabalhos sob direito autoral), embora apenas as suas
   porções que são  livres constituem um trabalho livre.

Então a produção de forma livre, ou seja, de livre participação e
imparcial, seria interessante, mas quase utópico para jornalismo (embora
seja isso que a WikiNotícias proponha e o caminho que estou buscando).
Então foquei na produção em que as pessoas liberariam os dados
("Disponibilidade da fonte de dados") que foram utilizados para a produção
do conteúdo, bem como a  obra final em licença livre. E só tenho achado com
certa dificuldade o último, e trabalhos acadêmicos, dissertações,
discussões, documentações de como produzir esse conteúdo, não encontrei
nada substancial.

A ideia da Wikinotícias é de incentivar pessoas que já têm o impeto de
construir reportagens/notícias a o fazer de forma livre, para que depois
consigamos uma sociedade de cidadãos jornalistas no futuro. Utópico como
todo ideal, mas a primeira parte ainda é importante haver incentivo.

Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre] <ml-node+s50579n4260h51 em n6.nabble.com