[okfn-br] oportunidades de participação e acolhimento ao colaborador

Andres MRM andres em inventati.org
Quarta Maio 13 12:12:59 UTC 2015

Tom, a questão não é bem o "label" em si...

Para quem ainda não entendeu o que aconteceu: o Peter, com seu jeito
frenético, abriu 5 issues de uma vez no GitHub do EuVoto para discutir
questões mais gerais do projeto. Eu cheguei até a responder uma, mas logo o
Edgar apareceu, fechou as 5, as marcou como inválidas e disse que seria
melhor discutir esse tipo de coisa aqui na lista, que seria menos "geek" do
que o Github, favorecendo a participação de mais pessoas.

Vejo duas questões referentes ao projeto aí:
1. Receptividade
2. Tomada de decisões

1. Na minha humilde opinião, o Peter foi um tanto invasivo ao criar 5 issues
de uma vez (eu mesmo fiquei assustado quando recebi os 5 e-mails), mas o Edgar
também não foi nada receptivo. =P
O Peter, felizmente, é uma cara persistente e tolerante, mas se fosse outra
pessoa poderia nem mais olhar para a cara do projeto, ou mesmo da OK-BR...
E acho que era sobre isso que tratava o vídeo da Shauna(?), de tratar @s
possíveis colaborador em s com um pouco mais de carinho. Afinal, não é sempre que
aparece uma pessoa disposta a dar atenção "de graça" ao seu projeto.
Alguém pode dizer "Mas o Edgar estava mantendo as coisas organizadas", vale a
pena sacrificar a "ordem" para receber melhor uma contribuição? Tenho a
impressão que em alguns casos sim, ainda mais quando o "issues" estava
praticamente vazio e o projeto não se encontrava em um caos de contribuições.
Mas aí vamos para o segundo ponto.

2. O Edgar, e aparentemente outros desenvolvedores aqui na lista, não gostam
de usar GitHub para discutir questões não-técnicas. O Peter, e outras pessoas,
gostam. A OK-BR aparentemente não quer se posicionar sobre isso, e "impor" a
decisão aos projetos. Dentro do projeto do EuVoto temos o Edgar votando
contra, o Peter (que assumiu a zeladoria do projeto) votando a favor, e Ariel
se abstendo(?). E aí? Buscamos o consenso achando uma ferramenta que agrade o
Edgar e o Peter, e que potencialize as contribuições aos projetos?

Quoting Everton Zanella Alvarenga (2015-05-12 18:25:06)