[okfn-br] oportunidades de participação e acolhimento ao colaborador

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Quarta Maio 13 13:09:06 UTC 2015

Em 13 de maio de 2015 09:12, Andres MRM <andres em inventati.org> escreveu:

> Tom, a questão não é bem o "label" em si...

A questão do label e do papel do zelador num projeto foi agora melhor
colocada em
https://github.com/okfn-brasil/euvoto/issues/7

> Para quem ainda não entendeu o que aconteceu: o Peter, com seu jeito
> frenético, abriu 5 issues de uma vez no GitHub do EuVoto para discutir
> questões mais gerais do projeto.

;-) gostei do "frenético", deve ter assustado o Edgar e talvez até o Ariel
(!).

> Eu cheguei até a responder uma, mas logo o
> Edgar apareceu, fechou as 5, as marcou como inválidas e disse que seria
> melhor discutir esse tipo de coisa aqui na lista, que seria menos "geek" do
> que o Github, favorecendo a participação de mais pessoas.
>
> Vejo duas questões referentes ao projeto aí:
> 1. Receptividade
> 2. Tomada de decisões
>
> 1. Na minha humilde opinião, o Peter foi um tanto invasivo ao criar 5
> issues
> de uma vez (eu mesmo fiquei assustado quando recebi os 5 e-mails), mas o
> [...]

Foi fora do comum mesmo... ;-)
Contextualizando. Eu já tinha em TXT que escrevi durante reunião do
Conselho e outro após reunião com o Rangel... Enfim, o zelador não é um
"paraquedista", algumas *issues* foram consolidações, outras para puxar
discussão objetiva de integração entre projetos OKBr, e da continuidade do
EuVoto daqui 2 meses.

O Peter, felizmente, é uma cara persistente e tolerante, mas se fosse outra
> [...]
> E acho que era sobre isso que tratava o vídeo da Shauna(?), de tratar @s
> possíveis colaborador em s com um pouco mais de carinho. Afinal, não é
> sempre que
> aparece uma pessoa disposta a dar atenção "de graça" ao seu projeto.
> Alguém pode dizer "Mas o Edgar estava mantendo as coisas organizadas",
> vale a
> pena sacrificar a "ordem" para receber melhor uma contribuição? Tenho a
> impressão que em alguns casos sim, ainda mais quando o "issues" estava
> praticamente vazio e o projeto não se encontrava em um caos de

Obrigado!

> [...]
> gostam
> de usar GitHub para discutir questões não-técnicas. O Peter, e outras
> pessoas,
> gostam. A OK-BR aparentemente não quer se posicionar sobre isso, e "impor"
> decisão aos projetos. Dentro do projeto do EuVoto temos o Edgar votando
> contra, o Peter (que assumiu a zeladoria do projeto) votando a favor, e
> Ariel
> se abstendo(?). E aí? Buscamos o consenso achando uma ferramenta que
> agrade o
> Edgar e o Peter, e que potencialize as contribuições aos projetos?

Exato, bem explicado(!). Fica a sugestão de insistirmos na busca do difícil
consenso... mas com toda a calma, aguardando por exemplo que se
compatibilize essa importante discussão com a discussão geral da OKBr em
torno da governança.