[okfn-br] oportunidades de participação e acolhimento ao colaborador

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Quarta Maio 13 12:47:52 UTC 2015

(ops respondendo equanto Andres respondia, quebrando em duas partes)

Em 12 de maio de 2015 18:25, Everton Zanella Alvarenga <tom em okfn.org.br>
escreveu:

> Oi Peter. Deixe-me dar outra leitura.  Inválido pode ser visto também como
> inútil ou não é prioridade para o andamento do projeto. No presentente
> exemplo, considero os dois, não que não é bem-vindo.

Hum... Novamente me posicionando como se fosse "ombudsman", e remetendo ao
tema central da discussão: *acolhimento* ao colaborador...
O seu parágrafo acima não foi "acolhedor"  ;-)
Eu conheço todos, não assusto com a objetividade e nos entendemos, mas o
"grande publico" aqui da lista pode assustar...
O "assustar o colaborador" é o tema central desse e-mail, ocorreu um
"potencial assustar de colaboradores" na forma como foram fechadas as
diversas *issues* do EuVoto...

*Outro assunto*: as *issues* referidas não são "inúteis" ou infundadas,
algumas tiveram origem em discussões informais "ao vivo" no Conselho e com
o Rangel... O papel do zelador é também consolidar discussões em *issues*
(!)...  Outras *issues* tem como objetivo iniciar a discussão de "planos
futuros" pois o projeto vai acabar em 2 meses, e as *issues* do tipo
colocada (interoperabilidade entre projetos OKBr) ajudam a ir pensando
no *business
plan* da continuação do projeto.

Foi apenas isso, um "informe de ombudsman", que por regra da OKBr precisa
ser feito na lista... Uma alternativa sensata seria não usar a lista para
esse tipo de informe, fica a sugestão.

Por fim, como exposto pelo Oda sobre este e-mail mas fora da lista (na
reunião do Conselho de ontem), a origem do problema foi a ausência do
coordenador: entendo que é um entendimento de consenso.

> O projeto tem um objetivo bem definido, com metas e está em execução pelo
> seu coordenador e colaboradores, o Ariel, que você tentou ligar várias
> vezes.

... novamente a ilusão de se estar discutindo "tudo na lista", as
informações correm por fora, e muitas são de cunho privado... Não foram
várias vezes, foi apenas uma, no dia da Reunião do Conselho, que de ultima
hora mudou pro Condo, liguei para tomar decisão sobre participar ou não "ao
vivo" da reunião...  Sem resposta não fui, e essa questão das *issues*
ficou em aberto por mais de um mês por eu não ter ido.