[okfn-br] Divergências pendentes da última reunião de conselho

Jorge Machado machado em usp.br
Sábado Maio 30 16:40:35 UTC 2015

Olá pessoas,

Também não posso ir na terça pela mesma razão do Fernando. Mas topo
outra forma de participação assíncrona.

Sobre o estatuto, creio que ele _deve_ valer por *aparentemente* não
haver mais possibilidade de acordo por bom senso. Essa é a exata função
do estatuto, pois lá estão os objetivos, princípios e regras pactuadas
por uma organização. E o estatuto da OKBR foi _muito bem discutido_
(vejam os arquivos da lista) e reflete bem o espírito do que queríamos
construir.

Lembro-me que nas discussões para a fundação, houve um consenso a
respeito do processo de tomada de decisão, que deveriam incluir ao
máximo a comunidade.  Assim, *na prática* o conselho teria um papel
menor - corroborando com o que disse o Ale Abdo. Por outro lado, se
olhar na lista dos conselheiros, verá que são pessoas conhecidas por sua
atuação em diversas comunidades "open" e que, portanto, possuem
responsabilidade, credibilidade e legitimidade para apoiar o processo
decisório _que pertence à comunidade_, especialmente em situações
difíceis como essa.

Em resumo, meu argumento é para a busca uma solução com base em um pacto
(estatuto da OKBR) com o exato fim de evitar qualquer personalização ou
polarização inútil.

Abs.,

Jorge