[okfn-br] Organização da Assembleia Geral

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Sábado Maio 30 21:27:48 UTC 2015

OKBr's,

Concordo com a Carol, e entendo que contempla também a posição do Andrés.
Somos portanto *3 votos a favor de "amadurecer a crise"* antes de lançarmos
uma proposta de "solução para a crise" com o *ferramental deliberativo de
uma Assembleia*...

Estou entendendo que será necessário mudar o Estatuto (pelo menos para
incluir adendos regulatórios da governança), ou seja, a Assembleia para ser
útil precisaria ter como resultado a homologação de modificações
estatutárias previamente discutidas (em reuniões, Lista, Wiki, etc.) e
consensuadas.

- - - -

Também gostaria de lembrar que a proposta do Abdo não foi de "Assembleia em
si", mas de "Organização de uma futura Assembleia"...

Creio que o espirito da coisa possa ser mantido, só muda um pouco o formato
da sugestão:

0. usar para gendamentos o http://doodle.com/

1. que tal agendarmos uma reunião (presencial e/ou online) para "fechar
pareceres"?  A participação do Conselho <http://br.okfn.org/conselhos/>
pode ser importante... A ata de reunião serviria de referencial (registro
escrito) dos posicionamentos, para *determinarmos deliberações e/ou
"julgamentos" *se de fato forem necessários "prá já"... O mecanismo das
deliberações precisa ser revisado, creio que numa crise seja necessário
quorum e "core".

2. que tal agendarmos uma outra reunião para criar um relatório escrito
(não apenas ata) e/ou atualizar a construção que está sendo realizada na
Wiki
<http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Atualiza%C3%A7%C3%A3o_da_governan%C3%A7a_da_OKBR>?
Na prática seria uma reunião do "*grupo de trabalho da governança*" que
esta sendo prometida ha meses e nunca ocorreu... E também seria uma
resposta a todas as "informalidades e contradições da governança" (e do uso
do Estatuto) já apontadas aqui na lista.

3. Retomar a sugestão do Abdo assim que estivermos "maduros" (e com os
resultados acima se a sugestão for aceita), para criarmos uma *data
limite* para
colocar em prática a nova governança, inscrevendo-a no Estatuto.