[okfn-br] Divergências pendentes da última reunião de conselho

Carolina Rossini carolina.rossini em gmail.com
Domingo Maio 31 01:41:11 UTC 2015

Lendo tudo aqui, me parece que o que nao esta claro eh quem toma decisao
sobre o que e qual o papel e poder do DE e do Conselho. O Estatuto eh muito
bom mas nao entra nesse detalhamento . E o nao acho que o uso do CD "ou"
comunidade para tomar decisoes esta correto pelo estatuto. Quem tem a
palavra final pelo estatuto eh o CD. E quem escolheu foi a comunidade e se
a comunidade nao respeitar o tempo do CD ai vira uma bagunca mesmo e nada
anda...

Como fica dificil para os Conselheiros Deliberativo participarem dessas
reunioes de terca - o que pelo estatuto significa que NAO ha corum
decisorio- o resultado da reuniao deveria ser reportado por um secretario
da reuniao ao CD (e documentado na wiki para comentario e voto pela
comunidade e CD) e so apos a decisao do CD - apos se reunir ou ter uma call
- poderia ser tomada por consenso ou maioria (3 de 4) do CD e
executada. Senao, de fato a comunidade esta ferindo o Estatuto e o
desempenho do DE e do "nucleo" (que eh uma pessoa juridica com
responsabilidades)

Nao sei dos detalhes do financeiro. Depois olho isso. Mas se nao tem
dinheiro, a pratica nao eh reduzir salario. Mas sim reduzir meses de
existencia e correr para buscar financiamento.

Sobre o DE. O salario do DE nao se justifica pq o DE tem que "pagar
contas", mas pq ele exerce um cargo em periodo integral, com
responsabilidades perante a OKF central e os financiadores, gerencia o
guardachuva de projetos, faz fund raising, etc. Pessoas, eh um trabalho
mais que integral. Se existir duvida, sugiro que o DE - alem de escrever
sua job description, aprovala com o CD e publica-la para a comunidade-
tambem tenha uma "agenda do DE" aberta, com seus majors "to-dos". Isso eh
um trabalhao, mas num momento como esse todo cuidado eh pouco. E oferecer
um mecanismo de accountability pode ajudar.

Fica a sugestao.

On Saturday, May 30, 2015, Andres MRM <andres em inventati.org> wrote:

> organizações que
> com o
>
> Sim, foi esdrúxulo, apesar de interessante... Um exemplo mais realista com
> situação "seria algo parecido com querer que": uma organização que defende
> participação e abertura no processo decisório tenha um processo decisório
> aberto para a participação da comunidade. *Acho* que é o que queremos para
> OKBR.
>
> De qualquer forma, se a reunião de terça era ou não deliberativa, é algo
> que
> pode ser disputado. Não é isso que achei o mais absurdo.

> [...]

*Carolina Rossini *
*Vice President, International Policy*
*Public Knowledge*
*http://www.publicknowledge.org/ <http://www.publicknowledge.org/>*