[okfn-br] Organização da Assembleia Geral

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Domingo Maio 31 15:18:32 UTC 2015

Abodo, mais uma réplica e deixo do *thread* para não satura-lo com meus
longos textos,

* Os problemas precisam ser resolvidos, e "como manda o figurino" (!). Para
resolver diversos dos problemas dessa crise, e pela raiz, *existem
alternativas à Assembléa Geral*. No que se refere à descrição precisa dos
cargos, salários, mecanismos de voto, definiçao de quorum a instância
(inclusive projetos), etc. pode ser feita com a *criação de um Regimento
Interno* (previsto Artigo 6º do Estatuto)... Acho que podemos jogar a ideia
para a lista, que acha? Seia uma extensão natural do Projeto de Atualização
da Governança
<http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Atualiza%C3%A7%C3%A3o_da_governan%C3%A7a_da_OKBR>
.

* não estou complicando ou criando equivoco, acho que apenas usamos termos
mais enfáticos para realçarmos posições, já que não ficou claro no inicio.
A Assembleia Geral é uma ferramenta que não pode ser desgastada, e por hora
entendo que o maior objetivo é alterar o Estatuto para podermos adotar
definitivamente a "Nova Governança"... Mas se não existe um texto sobre
essa "nova governança", me parece contraditório chamar tão cedo a
assembléia, me parece que sem um texto de "nova governança" definido ela
servirá apenas para "apagar incêndio".

* o que você mesmo chamou de "catalisar a consolidação das soluções
encontradas" pode e deve ser feito por textos de consolidação como *expus,
inisisti e você vem ignorando*. Na prática podem ser posições antagônicas:
você parece defender que se discuta/consolide *em voz* durante uma hora de
papo em assembleia (e se consolide apenas em ata);  eu *defendo se
discuta/consolide durante a construção de um texto colaborativo* (pode ser
GoogleDocs ou Wiki).