[okfn-br] O SILÊNCIO DOS IMPOTENTES

Everton Zanella Alvarenga tom em ok.org.br
Terça Novembro 24 10:41:05 UTC 2015

Peter, que coincidência. Eu fui dormir pensando nisso e em quais produtos
poderíamos boicotar para atingir a vale onde dói mais: no bolso.

Ainda não consegui pensar em nada mais diretamente, mas li por cima o
verbete da Wikipédia sobre essa empresa:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_S.A.

Lembro de ter ouvido campanhas de boicote fenomenais em outros países que
deram certo, mas não vem nenhuma na minha cabeça específica, exceto a
Marcha do Sal que o Gandhi fez e desafio o império britânico:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcha_do_Sal

Alguma ideia do que pode ser boicotado ou outras campanhas de boicote?

Essa semana não param de postar as imagens da lama chegando no mar. Li algo
como toneladas e toneladas de peixes morrendo. Realmente, dá agonia em
saber que pouco será feito, ninguém será punido e o governo já está
passando a mão na cabeça dos envolvidos por ter o rabo preso.

Quais leis permitem que haja tamanha omissão? Como atacar as causas de
termos tamanha negligência onde, além das barragens que romperam, possamos
ver como andam as outras barragens que, pelo jeito, estão prestes a ruir e
causar mais estrago. Vejam essa matéria do Sergio Spagnuolo, nosso contador
de histórias do projeto Gastos Abertos:

http://especiais.voltdata.info/barragens-parte1

Nessa linha podemos também usar o poder dos dados e visualizações para
tentar dar um pouco de luz ao problema.

Mostrar as relações do poder econômico com o poder político e da mídia
também seria uma boa.

Everton

Everton Zanella Alvarenga
Open Knowledge Brasil