[okfn-br] RES: Acompanhamento de PLs na CMSP: agora fechado? (era Desempenho de parlamentares, Projetos em tramitação e outros do gênero)

Everton Zanella Alvarenga tom em ok.org.br
Segunda Outubro 5 11:25:41 UTC 2015

Olá, Heloisa.

> Nossa função aqui é levantar o problema, informar interessados com um
> relato muito conciso e objetivo e deixar que outros acionem a camara ou
> divulguem o que houve.
> Já temos muiot material: o caso é descrever o que houve, enivar para ongs,
> impnresa, etc.
> Acho que entrar com processo não é nossa função. Se fosse acesso a
> informação, sim. Mas decisões de gastos da camara não é nosso escopo. Isso
> é se meter num imbroglio muito grande, um desgaste muito grande, e não sei
> para que. Vai parecer que estamos pedindo para adotarem nossa plataforma.

> [...]

Faz sentido tudo o que falou e concordo bastante sobre a parte do
imbroglio. A sugestão foi dada *anteriomente* quando estavam recusando os
documentos públicos prometidos, o que aparentemente conseguimos após a
conversa com a presidência - não sei se foram todos documentos, por isso
aparentemente.

No entanto, devemos promover o uso de ferramentas de código aberto e a
questão da privacidade dos usuários. Se nossa ferramenta é de código aberto
e levantarmos isso pode parecer que estamos pedindo algo, isso não é um
problema que temos que nos preocupar. Se os processos na presente questão
forem transparentes e todos esses pontos levantados forem discutidos
abertamente, provavelmente  teremos nossos pontos levantados e levados ao
debate público para uma possível mudança.

Apesar de concordar com nosso foco, isso não implica que temos que deixar
de fazer advocacy. É o que estamos fazendo.

--
Everton Zanella Alvarenga
Open Knowledge Brasil