[okfn-br] [thackday] Re: RES: Acompanhamento de PLs na CMSP: agora fechado? (era Desempenho de parlamentares, Projetos em tramitação e outros do gênero)

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Quinta Outubro 8 18:31:20 UTC 2015

A Heloisa tocou no ponto que acho importante, essa discussão aqui sobre
EuVoto é um
   "alerta para o caminho que queremos"...
Eu acrescentaria "e podemos" ao "queremos": o que podemos em função do
próprio histórico e tendências recentes. Basta olhar para a coluna "
*Finalidade*" na nossa página Wiki de *Projetos da OKBr*,
    http://wiki.okfn.org/Category:Projetos_OKBR
quantos são do tipo "*útil*" e quantos são "*fiscal*"?

O conceito de "fiscal" ali é de "fiscalização", auditoria, etc. que está na
origem dos movimentos de dados abertos... Enquanto "útil" é a faceta "de
utilidade pública", significa que o projeto é uma ferramenta útil ao
cidadão.

Softwares, ações, portais e campanhas do tipo "*fiscal*", a OKBr já mostrou
que faz bem e pode continuar fazendo, não é esse o ponto... O problema é
sabermos olhar com mais racionalidade para o "*útil*".

- - -
O que pega são os projetos com a faceta "util" e (simultaneamente) com a
pretensão de concorrerem no mercado.
Não precisamos concorrer (!),
pelo contrário, precisamos mostrar como *softwares* livres (mantidos por
terceiros como a DemocracyOS) podem concorrer, e como qualquer empresa,
mesmo que pequena (!) pode concorrer: *fixando requisitos* do serviço de
utilidade pública.
Somos uma comunidade especializada em transparência, etc. e sabemos dar o
recado. Existem duas maneiras de fazer isso:

*1) por prototipação*: temos competência de sobra para fabricar protótipos
e provas de conceito, exemplos,

   * o EuVoto <http://euvoto.org/> foi um protótipo no qual o VoteNaWeb
<http://saopaulo.votenaweb.com.br/> claramente se inspirou.

   * o MIRA <http://mira.org.br/sobre-o-projeto/> foi desenvolvido para
gerar protótipos "para um mapa global para Recursos Educacionais Abertos".

*2) por requisitos*: sabemos expressar formalmente os requisitos
funcionais, de interface, etc. de um
   software, uma metodologia de coleta de dados, de voto, etc. Exemplos:

  * a OpenDefinition <http://opendefinition.org/od/1.1/pt-br/index.html> é
o requisito a ser cumprido por qualquer licença que se digne a ser Open
     é de fato uma definição formal que vem evoluindo (esta indo para na
2.1) e tem a comunidade OKFN inteira
    participando.

  * ... qualquer relatório ou dossiê técnico-descritivo gerado pela OKBr
pode expressar requisitos técnicos de um software, muitos de nós tem
experiência em traduzir as discussões, pareceres e diretivas da comunidade
em requisitos técnicos formais.

- - -
Fica a sugestão: a discussão aqui já mostrou que temos subsídios para
montar um dossiê de requisitos para ferramentas de voto nas Câmaras
municipais, Assembleias estaduais e Senado ... Enfim, ficam as duas
propostas:

*A)  qual caminho nós na OKBR queremos e podemos seguir?*

*B) se não for o da concorrência (ou cooperação) com iniciativa privada,
fica a sugestão desde já por um "dossiê EuVoto".*