[okfn-br] [thackday] Re: RES: Acompanhamento de PLs na CMSP: agora fechado? (era Desempenho de parlamentares, Projetos em tramitação e outros do gênero)

Everton Zanella Alvarenga tom em ok.org.br
Sexta Outubro 9 19:57:17 UTC 2015

Olá, Fernando.

Eu estou bem. Espero que você esteja bem também.

Lembro da Daniela explicando sobre o projeto e quando conversamos com seu
time, sei o quão duro devem trabalhar dia-a-dia nele.

Ainda não conseguimos entender por completo o processo de escolha da Câmara
Municipal de São Paulo, ainda mais quando, como você mesmo disse na sua
entrevista para a CBN, instituições públicas deveriam privilegiar softwares
com o código aberto. Mas fizemos uma nota em nosso site
<http://br.okfn.org/2015/10/09/relato-completo-sobre-o-acordo-fechado-entre-a-camara-municipal-de-sao-paulo-e-a-empresa-webcitizen/>
sobre tudo o que sabemos sobre essa questão. Se houver algo que queira
acrescentar, seja bem-vindo.

Diante da sua abertura para o diálogo sobre possível colaborações, eu
gostaria de saber se toparia organizar um evento na CMSP, com ampla
divulgação pelo seu sistema Vote na Web (TVs dos metrôs e ônibus etc, site
e outros meios que esse acordo entre vocês e a CMSP permitirem), sobre os
seguintes temas:

1. *Transparência e participação:* sobre a transparência dos processos nas
casas públicas e como viabilizar uma maior participação dos cidadãos;
2. *Governança dos dados:* sobre os limites da abertura dos dados e
questões de privacidade;
3. *Sustentabilidade*: sobre os projetos cívicos de tecnologia e sua
sustentabilidade.

Esses temas são, ao meu ver, riquíssimos e a participação da Webcitizen,
ainda mais com toda experiência de vocês em publicidade, seria de extremo
valor. Podemos ver se há outras coisas a serem abordadas, vamos discutindo,
se você topar.

Estou copiando aqui os vereadores Ricardo Young, Police Neto e o presidente
vereador Donato, com quem ainda teremos uma conversa em breve, pois
gostaria também de contar com o apoio deles nesse evento. Essa questão da
governança dos dados é ainda muito pouco difundida, mas poderíamos nos
inspirar nesse evento aqui <http://openup2014.org/>.

Tento de ligar no começo da semana que vem e vamos construir algo juntos,
sim. Muito bom saber que podemos contar com vocês. Te mando um email para
marcarmos uma data e horário.

Tenha um ótimo feriado.

Everton