[okfn-br] CSV com os salários da USP

Everton Zanella Alvarenga tom em ok.org.br
Quarta Setembro 16 13:29:33 UTC 2015

Sim, por isso meu foco são nos dados, como esses que falou, entrou outros.
Por exemplo, quão interessante seria conseguirmos uma correlação entre as
escolas de onde vem os estudantes e a alta taxa de evasão de alguns cursos?

Lembro logo no primeiro ano da minha faculdade a fama do curso de física
ser um dos com maiores taxas de evasão da Universidade de São Paulo. Na
palestra inaugural, o presidente do Comissão de Graduação falou algo
interessante como estudantes que vinham de colégios técnicos eram os que se
saiam melhor no curso. Fora os problemas de termos uma baixa competição na
entrada (quem quer ser físico? :) fazer com que alunos com baixo preparo em
matemática possam entrar, mas não conseguem acompanhar o cursos.

O nosso foco deve ser a melhoria de políticas públicas a partir dos dados:
dados brutos (o mais estruturado e documentado possível) -> informação
(compreensível pelo público geral) -> conhecimento (políticas públicas).

Até mesmo o que o Tel falou, sobre o famoso 'Publish or Perish', só com o
acesso aos dados, o que concordo que não deve-se levar só em conta número
de artigos, poderemos ter uma visão global se as universidades estão
fazendo o que deveriam e questionarmos se suas prioridades são, de fato, as
necessidades de uma sociedade para que pequenos ajustes possam ser feitos.

Há diversos perfis dos pesquisadores e, até onde compreendo, todos são
tratados de forma muito homogênea. Tem aquele cara que gosta de fazer a
burocracia, tem o que dá uma boa aula, o outro que é um baita pesquisador,
mas não tem paciência para preparar aulas etc.. Essas várias outras
atividades devem ser levadas em conta? Sim. Mas qual deve ser a métrica?
Estão, de fato, todos pesquisadores fazendo seu trabalho acordado com suas
instituições? Quem convive ou conviveu no ambiente acadêmico sabe que não.

Sempre me espantei com o tanto de burocracia que muitos pesquisadores que
estive mais próximos tinham que lidar aqui no Brasil. Trabalho secretarial
mesmo, que poderia ter alguém para fazer isso, enquanto o cara poderia *gastar
seu tempo fazendo pesquisa e dando aula*.

Cadê as cabeças da elite intelectual para questionarem isso?

Ou as coisas melhoraram da noite pro dia e não fomos informados? :)

"Universities should release reports to show what they are doing to tackle
misconduct — and funders should help them to do so effectively."

http://www.nature.com/news/publish-or-perish-1.17574